Frankenstein de Mary Shelley, o Filme: Um recurso para introdução da História da Ciência no Ensino de Ciências na visão de graduandos

Autores

  • André Silva dos Reis UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Maria Dulcimar de Brito Silva Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2017v15p96-104

Resumo

Resumo

Este estudo visa analisar o filme Frankenstein de Mary Shelley a partir da visão de graduandos, para que o mesmo venha a ser empregado como recurso midiático para uma abordagem introdutória da História da Ciência no ensino. Para tanto, oito monitores de Química do Centro de Ciências e Planetário, graduandos de licenciatura em Química, assistiram ao filme, em seguida, realizaram uma sinopse e, posteriormente, e responderam a um questionário. As respostas apontaram que o filme consegue transpor a ideia do que era ser um cientista e como a Ciência se desenvolvia. Pontuam também vários temas que podem ser levantados pelos professores relacionados ao papel da ciência na sociedade. Isso mostra como mídias visuais são recursos dinâmicos para uma abordagem introdutória, visto que, além de narrar os fatos, fica gravado na mente dos alunos a impressão visual de como a ciência foi desenvolvida ao longo dos séculos.

Palavras-chave: História da Ciência; Ensino de Ciências; Recurso didático.

Abstract

This study aims to analyze the film Frankenstein from undergraduate vision, so that it will be used as a media resource for an introductory approach to the History of Science in teaching. Therefore, eight trainees of Chemical Sciences and Planetary Center, undergraduate students in chemistry, watched the film, and then held a synopsis and then answered a questionnaire. The answers showed that the film manages to transpose the idea of what was to be a scientist and a science developed. Also punctuate several issues that can be raised by teachers related to the role of science in society. This shows how visual media are dynamic resources for an introductory approach view that in addition to narrating the facts is engraved in the minds of students the visual impression of how science has developed over the centuries.

Keywords: History of Science; Science Teaching; Teaching resource.

Biografia do Autor

André Silva dos Reis, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Química, Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal do Centro de Ciências e Planetário do Pará.

Maria Dulcimar de Brito Silva, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Química. Professora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal do Centro de Ciências e Planetário do Pará.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula