O Ensino de Ciência do Sistema Terra e os caminhos da Biologia: uma história

Autores

  • Maurilio Antonio Ribeiro Alves Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Biologia (aposentado)
  • Pedro Wagner Gonçalves Universidade Estadual de Campinas Instituto de Geociências

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2017v15p3-28

Resumo

Resumo

O artigo mostra a importância das atividades e atitude de pesquisa diante da natureza, da Biologia, do ensino e dos alunos. O objetivo principal é revelar a trajetória de um bom professor e os aspectos cruciais de sua formação continuada. Adotamos uma combinação de abordagens metodológicas etnográficas fortemente apoiadas na história oral de vida. O alvo mais amplo do texto é inspirar professores para considerarem a pesquisa como parte integrante da sua formação. Além disso, é um exemplo de como a História da Ciência favorece a reflexão sobre o ensino e colabora na formação continuada de professores.

Palavras-chave: História da Ciência; Ensino de Ciências; História oral de vida.

Abstract

This paper shows up the importance of research activities and attitude on front of nature, biological subjects, teaching and pupils. The main aim is to show up a positive way of one teacher of science and to reveal key pieces of teacher education. We adopt the set of methodologies support on oral history of life. The wider target concerns to inspirit teachers to evaluate how the research can be part of the teacher education. Moreover, that is an example how history of science creates the favorable conditions to reflect on teaching and help to do links with teacher education.

Keywords: History of Science; Teaching of Science; Oral History of Life.

Biografia do Autor

Pedro Wagner Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas Instituto de Geociências

Ensino e História de Ciências da Terra

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino