Contextualização histórica do experimento de Franck-Hertz

Authors

  • Letícia Oliveira de Castro Universidade Aberta do Brasil
  • Priscila Tamiasso-Martinhon Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angela Sanches Rocha angela.sanches.rocha@gmail.com
  • Célia Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2017v16p54-66

Abstract

Resumo

A busca por uma melhor compreensão da natureza e de seus fenômenos permeia o pensamento filosófico desde seu princípio e, até hoje, possui um lugar de destaque nas ciências. Porém, só a partir do século XIX avançou-se na compreensão do comportamento e natureza da matéria, o que passa pelo entendimento da estrutura atômica. Nessa perspectiva, o experimento de Franck-Hertz (1914) teve grande relevância, e sua principal importância reside na comprovação empírica da existência dos níveis quantizados de energia dos elétrons, fato que constitui o centro da teoria atômica de Bohr. Deste modo, este experimento é importante para o ensino de Química e Física, pois a Mecânica Quântica exige um elevado grau de abstração e conhecimento de matemática avançada, sendo necessário um grande esforço para a sua compreensão, o que sem dúvida é facilitado pela atividade prática. O experimento de Franck-Hertz tem sido realizado, com êxito, em laboratórios acadêmicos até os dias atuais, permitindo aos alunos uma comprovação experimental de uma parte importante deste conjunto de teorias sobre o sistema atômico.

Palavras-chave: Experimento de Franck-Hertz; Quantização; Modelos atômicos.

Abstract

The search for a better understanding of the phenomena of nature permeates the philosophical thought from your principle and, until today, has a prominent place in the sciences. However, only since the 19th century has progressed in understanding the behavior and nature of the matter, which passes through the understanding of atomic structure. In this perspective, the Franck-Hertz experiment (1914) had great relevance, and your main importance lies on empirical evidence of the existence of quantized energy levels of electrons, which is the center of the Bohr atomic theory. Thus, this experiment has great relevance in the teaching of chemistry and physics, because quantum mechanics requires a high degree of abstraction and knowledge of advanced mathematics, requiring a great effort for your understanding, which undoubtedly is facilitated by practical activity. The Franck-Hertz experiment has been conducted successfully in academic laboratories to the present day, allowing students an experimental proof of an important part of this set of theories about the Atomic system.

Keywords: Experiment of Franck-Hertz; Quantization; Atomic models.

Author Biographies

Letícia Oliveira de Castro, Universidade Aberta do Brasil

Estudante de Licenciatura em Química pela Universidade Aberta do Brasil, CEDERJ, polo São Gonçalo.(letocenator@gmail.com)

Priscila Tamiasso-Martinhon, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre e Doutora em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

Angela Sanches Rocha, angela.sanches.rocha@gmail.com

Doutora em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

(angela.sanches.rocha@gmail.com)

Célia Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Célia Sousa
Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
(sousa@iq.ufrj.br)

Published

2017-11-07

Issue

Section

História da Ciência e Ensino