Biografias Científicas com vistas à Inserção Didática: aportes da História e da História da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2020v21p65-86Resumo
Resumo
O presente trabalho visa contribuir com a fundamentação teórica para a escrita de biografias científicas com fins didáticos. O gênero biográfico é um legítimo foro de “humanização” do conhecimento científico, um dos papéis centrais da inserção didática da História da Ciência. Recortes biográficos que não representem os cientistas com caráter sobre-humano, escritos não como absoluta verdade, e sim como história interpretada, podem ser úteis no contexto educacional. Sugerimos a escrita de recortes biográficos destinados à educação científica que considere os novos aportes do gênero, isto é, à luz de fundamentos historiográficos atualizados. São apresentados subsídios da área disciplinar História, a exemplo da perspectiva de história-problema, e subsídios da História da Ciência, em objeção às biografias laudatórias.
Palavras-chave: Biografia Científica; Gênero Biográfico; Historiografia.
Abstract
This paper aims to contribute for the theoretical foundation concerning the writing of scientific biographies for didactic purposes. Biographical genre is a legitimate forum “to humanize” the scientific knowledge, one of the central roles of the didactic insertion of the History of Science. Biographical fragments not representative of scientists as “superhuman” and written as interpreted history, may be useful in the educational context. We suggest the writing of biographical fragments for science education that consider the new contributions of the genre, in other words, in light of historiographical foundations currently accepted. Subsidies from the disciplinary area History are presented, such as the perspective of history as problem, and subsidies from History of Science, in objection to laudatory biographies.
Keywords: Scientific Biography; Biographical Genre; Historiography.