Uma Análise Histórica Do Filme Einstein E Eddington: Possíveis Contribuições Para O Ensino De Física

Autores

  • Ricardo Capiberibe Nunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-6536-3131
  • Wivirkins Nogueira Marciel
  • Wellington Pereira de Queirós
  • Luiz Gonzaga Roversi Genovese
  • Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2020v22p162-185-161

Resumo

Resumo

Uma obra semificcional é aquela que utiliza personagens e fatos históricos, envolvendo elementos de ficção. Nessa pesquisa, mostramos, a partir do filme Einstein e Eddigton, como essas obras podem ser usadas no ensino de ciências para fomentar discussões sobre a natureza da ciência bem como desenvolver o espírito questionador sobre as narrativas populares e sensos comuns. Assim, parte dessa pesquisa consiste de uma análise documental, em que foi utilizado estudos sobre a história da teoria da relatividade para analisar o filme, revelando alguns anacronismos sobre a relatividade, a mistificação do cientista Albert Einstein e algumas visões distorcidas da natureza do conhecimento científico. Ao final, mostramos como é possível transformar o filme em um recurso didático. Nessa direção, sugerimos algumas atividades pedagógicas de como utilizar o filme analisado como estratégia de ensino de física.

Palavras-chave: Ensino de Física, Filmes, História da Ciência, Teoria da Relatividade.

Abstract

A semi fictional work is one that uses characters and historical facts, involving elements of fiction. In this research, we show, from the work Einstein and Eddigton, how these works can be used in science teaching to foster discussions about the nature of science as well as to develop the questioning spirit about popular narratives and common senses. Thus, part of this research consists of a documentary analysis, in which studies on the history of the theory of relativity were used to analyze the film, revealing some anachronisms about relativity, the mystification of the scientist Albert Einstein and some distorted views of the nature of scientific knowledge. At the end, we show how it is possible to transform the film into a didactic resource. In this direction, we suggest some pedagogical activities on how to use the analyzed film as a strategy for teaching physics.

Keywords: Teaching Physics, Movies, History of Science, Theory of Relativity.

Biografia do Autor

Ricardo Capiberibe Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Meu nome de batismo é Ricardo Capiberibe Nunes, como  nome social (sou transgênero) adotei o nome Ayni R. Capiberibe.

"Perfil de autora é uma coisa complicada: se dizemos pouco, parece simplicidade presunçosa e insincera; se dizemos um pouco mais, parece vaidade e pedantaria." Mas vou tentar falar um pouco sobre mim:

Eu sou uma trans física-matemática, historiadora e socióloga da ciência que adora escrever sobre ciência, história, sociologia e matemática e essa é um pouco da minha história profissional.

Nasci em Campo Grande, MS e resido nessa cidadezinha até hoje.

Fiz faculdade de Jornalismo (Comunicação Social) pela UNIDERP, mas nunca exerci a profissão.

No mesmo ano em que eu me formei em jornalismo comecei o curso de Física na UFMS.

Na física descobri a minha vocação: História e Sociologia da Ciência e Teoria da Relatividade, que foram os temas da minha pós graduação.

Fui professora de Física, mas problemas de saúde me forçaram a deixar a sala de aula.

Atualmente sou pesquisadora em Estudos Sociais da Ciência, com ênfase em Teoria da Relatividade, em Álgebras Geométricas, com ênfase em Anéis Hipercomplexos, e Topologia de Baixa Dimensão do Espaço-Tempo.

Sou membra da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE).

Por divergências políticas, não sou filiada à Sociedade Brasileira de Física (SBF), embora não negue a sua importância.

Fui pesquisadora do Laboratório de Ciências Atmosféricas (LCA), atualmente estou como pesquisadora não-remunerada Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Tecnologia (GEPECT).

Até o momento escrevi seis livros de uma coleção única intitulada: O Princípio da Relatividade e que você pode abaixar de graça no Libgen ou clicando aqui.


Sobre a minha carreira como pesquisadora:

Nos estudos sociais da ciência, realizei análises micro-históricas dos trabalhos de Poincaré e Einstein e os submeti a uma análise comparada, mostrando que as duas abordagens são epistemologicamente equivalentes e que Poincaré foi mais a frente do que Einstein, porém esse fato acabou sendo um revés, pois a comunidade científica ainda não estava pronto para sua abordagem. Esse estudo se encontra pormenorizado nos dois primeiros volumes de O Princípio da Relatividade.

Na topologia de baixa dimensão do espaço-tempo, eu criei uma função hipercomplexa, que denominei de função de Poincaré, e me permitiu unificar todos os anéis hipercomplexos e todas as topologias do espaço-tempo.

Nas álgebras geométricas, desenvolvi uma teoria das dimensões negativas, com base em anéis hipercomplexos, que permitiu estabelecer a topologia do tempo e a topologia do espaço, de acordo com a topologia unificada que eu construí.

O volume 5 de O Princípio da Relatividade contém os resultados dessas duas abordagens.

Recentemente, eu demonstrei que se o espaço for uma S³ esfera, então o tempo é o volutor desta estrutura e os resultados que mencionei agora pouco são consequências naturais da álgebra geométrica.

Além da ciência, eu e as minhas sisters e brothers criamos o projeto Trans-Educar para poder ajudar e incluir socialmente transgêneros como nós.

Também sou criadora de conteúdo no Física sem Arrodeios, colunista no A Voyager e divulgadora científica no Manas da Ciência;

Downloads

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula