Gay Lussac (1778-1850) e sua contribuição para o estudo dos gases

Autores

  • Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy UFMS
  • Wellington Pereira Queirós Instituto de Física Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2020v22p124-147

Resumo

Resumo

No início do século XIX, na Europa, houve grande produção científica no que tange à química, e, dentre os diversos pesquisadores que publicaram seus estudos, nesse período, temos Gay-Lussac e Avogadro com contribuições sobre os estudos gasosos. Seus estudos tiveram grande importância para o desenvolvimento de conceitos e entendimento da estrutura molecular dos gases, o que contribuiu, posteriormente, por exemplo, para a construção do conceito de molécula. Neste sentido, apresentamos, no presente texto, uma tradução comentada do artigo publicado, no início do século XIX, de Gay-Lussac. Em suma, a análise contribui para o entendimento do processo do surgimento das bases teóricas sobre o estudo dos gases.

Palavras-chave: História da Ciência; Gay-Lussac; Gases; Moléculas; Átomos

Resumé

Au début do XXème siècle en Europe il y a eu une grande production scientifique dans ce qui concerne la chimie, entre plusieurs chercheurs qu’ont publié ses études dans cette periode on a Gay-Lussac et Avogadro avec des contribuitions sur les études des gaz. Ainsi, les études de ces chercheurs ont eu une grande importance pour le développement de concepts e compréhension de la structure moléculaire des gazes, ce qui a par la suite contribué par exemple à la construction du concept de molécule. Dans ce sens, présente dans ce texte une traduction commentée de l’article publié au début du XIXéme siècle par Gay-Lussac. Enfin, l’analyse réalisée collabore pour la compression du processus de l’émergence des bases théorique sur l’étude des gazes.

Mots Clés: História da Ciência; Gay-Lussac; Gases; Molécules;.Atomes

Biografia do Autor

Wellington Pereira Queirós, Instituto de Física Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 2 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Física; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Física; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Atualmente é representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

 

Downloads

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência