Teoria do Flogisto: uma abordagem didática para o ensino de reações químicas no 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Anelise Grünfeld de Luca Instituto Federal Catarinense - Câmpus Araquari/SC
  • Gabriel Cristiano Walz Rede Estadual de Educação de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2020v22p29-46

Resumo

Resumo

O presente artigo é resultado de uma intervenção pedagógica desenvolvida em 2018 em uma escola pública do município de Joinville – SC. O objetivo foi desenvolver uma sequência didática para o estudo das reações químicas por meio da abordagem da Teoria do Flogisto como propulsora de discussões sobre a construção do conhecimento científico e a experimentação investigativa como forma de possibilitar metodologias ativas aos estudantes. A questão problema investigada foi: em que medida a Teoria do Flogisto viabilizou a aprendizagem das reações químicas para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental? A Teoria do Flogisto sinalizou a importância de apresentar e discutir de que maneira os conhecimentos científicos foram construídos por meio de continuidades e descontinuidades. Mediante a experimentação e as discussões sobre a reação de combustão, foi possível compreender os entendimentos dos estudantes para além de um ensino conteudista, principalmente a interação dos estudantes com aquilo que ocorre ao seu redor.

Palavras-chave: Teoria do Flogisto, reação química, 9º ano, Ensino Fundamental

                                                          

Abstract

This article is the result of a pedagogical intervention developed in 2018 in a public school in the city of Joinville - SC. The aim was to develop a didactic sequence for the study of chemical reactions through the approach of the Phlogiston Theory as a propeller of discussions about the construction of scientific knowledge and investigative experimentation as a way to enable active methodologies to the students. The problem question investigated was: to what extent did the Theory of Phlogiston enable the learning of chemical reactions for students in the 9th grade of elementary school? The Phlogiston Theory showed the importance of presenting and discussing how scientific knowledge was built through continuities and discontinuities. Through experimentation and discussions about the combustion reaction, it was possible to understand the students 'understandings beyond a content teaching, especially the students' interaction with what happens around them.

Keywords: Phlogiston Theory, Cemical reaction, 9th grad, elementary school

Biografia do Autor

Anelise Grünfeld de Luca, Instituto Federal Catarinense - Câmpus Araquari/SC

Licenciatura Curta Ciências Naturais e Exatas (1991), UNIJUÍ/RS, Licenciatura Plena Ciências/Química (1994), UNIJUÍ/RS, Especialização Lato Sensu Ensino de Química (1997), UNIJUÍ/RS, Mestrado Em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), UDESC/SC e doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde/UFRGS (2018). Atualmente é professora no Instituto Federal Catarinense - Câmpus Araquari/SC, nas disciplinas: Metodologia do Ensino de Química, História e epistemologia da Química, Estágio Supervisionado. Tem experiência e pesquisa na área do Ensino de Ciências e Ensino de Química

Gabriel Cristiano Walz, Rede Estadual de Educação de Santa Catarina

Licenciado em Química, Mestrando em Tecnologia e Ambiente no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari.

Downloads

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino