Física e História: Experimento de Torricelli – uma proposta didática multicontextual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v23p60-91

Resumo

Resumo

Nos últimos anos, muitos profissionais têm se dedicado a criar propostas que representam abordagens histórico-filosóficas cuidadosas para os conteúdos de Física.  Essas propostas são fundamentadas, dentre outros aspectos, em pesquisas históricas atualizadas. Levam em conta as concepções alternativas dos alunos, trazem à tona o contexto histórico como parte indissociável do ensino do conceito físico e abordam questões relacionadas à natureza do conhecimento científico. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta de modo detalhado e fundamentado a sequência didática “Física e História: Experimento de Torricelli”. É uma proposta de abordagem histórico-filosófica que pretende contribuir com elementos para o ensino do conteúdo físico pressão atmosférica, mais especificamente, explorando o experimento de Torricelli.

Palavras-chave: Experimento de Torricelli, narrativas histórico-pedagógicas, abordagem histórico-filosófica.

Abstract

In recent years, many professionals created proposals that represent careful historical-philosophical approaches to Physical contents. These proposals are based, among other aspects, on updated historical research. They take into account students' alternative con-ceptions, bring up the historical context as an inseparable part of the teaching of the physical concept and address issues related to the nature of science. In this perspective, this paper presents in a detailed and grounded way the didactic sequence “Physics and History: Torricelli's Experiment”. It is a historical-philosophical approach that aims to contribute elements to the teaching of physical content atmospheric pressure, more spe-cifically, exploring Torricelli's experiment.

Keywords: Torricelli's experimente, historical-pedagogical narratives, historical-philosophical approach

Biografia do Autor

Jardes Martins Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física pólo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Juliana Mesquita Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Historia da Ciência (bolsista FAPESP) e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (bolsista FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (bolsista FAPESP) e na PUC-SP (bolsista FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora ( nível associado 2) pesquisadora no Departamento de Física da UFRN, coordenadora da Licenciatura em Física, professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Pólo UFRN. Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência.

Daniel de Medeiros Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula