Física e História: Experimento de Torricelli – uma proposta didática multicontextual
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v23p60-91Resumo
Resumo
Nos últimos anos, muitos profissionais têm se dedicado a criar propostas que representam abordagens histórico-filosóficas cuidadosas para os conteúdos de Física. Essas propostas são fundamentadas, dentre outros aspectos, em pesquisas históricas atualizadas. Levam em conta as concepções alternativas dos alunos, trazem à tona o contexto histórico como parte indissociável do ensino do conceito físico e abordam questões relacionadas à natureza do conhecimento científico. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta de modo detalhado e fundamentado a sequência didática “Física e História: Experimento de Torricelli”. É uma proposta de abordagem histórico-filosófica que pretende contribuir com elementos para o ensino do conteúdo físico pressão atmosférica, mais especificamente, explorando o experimento de Torricelli.
Palavras-chave: Experimento de Torricelli, narrativas histórico-pedagógicas, abordagem histórico-filosófica.
Abstract
In recent years, many professionals created proposals that represent careful historical-philosophical approaches to Physical contents. These proposals are based, among other aspects, on updated historical research. They take into account students' alternative con-ceptions, bring up the historical context as an inseparable part of the teaching of the physical concept and address issues related to the nature of science. In this perspective, this paper presents in a detailed and grounded way the didactic sequence “Physics and History: Torricelli's Experiment”. It is a historical-philosophical approach that aims to contribute elements to the teaching of physical content atmospheric pressure, more spe-cifically, exploring Torricelli's experiment.
Keywords: Torricelli's experimente, historical-pedagogical narratives, historical-philosophical approach