O farmacêutico e a sua identidade: perdas, transformações e recomeços

LOSSES, TRANSFORMATIONS AND BEGINNINGS

Autores

  • José Wilson Cosme de Mesquita Júnior Unilab
  • Ana Karoline Ribeiro Novais Unilab
  • Expedito Rogildo Cordeiro Carlos Unifor
  • Jeferson Falcão do Amaral Unilab
  • José Márcio Machado Batista Uninassau

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27p2-13

Resumo

Resumo

A humanização da atuação profissional do farmacêutico e seu locus na saúde percorreu caminhos árduos. Buscou-se entender, no presente artigo, a história do profissional para considerar a sua integridade/valores, especialmente no SUS. Com o objetivo de ensino e conhecimentos dos farmacêuticos, o estudo realizado por levantamento bibliográfico junto a base de dados, publicados de 2009 a 2019, desejou responder à pergunta: como se deu a trajetória do farmacêutico para sua identidade original como profissional de saúde voltado para o paciente? Observou sua história e que suas conquistas/perdas não são de caráter recente, mas de situações históricas, sociais e políticas; o que induziu a situações que desencadearam pensamentos e ações que repercutem até hoje, levando a adaptações de mercado, muitas vezes impostas ao profissional. O farmacêutico ainda tem caminhado por períodos de adaptação e reconhecimento/aceitação por parte da sociedade para uma atuação profissional na saúde voltada para a atenção ao paciente.

Palavras-chave: Identidade profissional. Farmacêutico. SUS.

Abstract

The humanization of the pharmacist's professional performance and its locus in health has gone through arduous paths. In this article, we sought to understand the history of professionals to consider their integrity/values, especially in the SUS. With the objective of teaching and understanding pharmacists, the study carried out by means of a bibliographic survey with the database, published from 2009 to 2019, wanted to answer the question: how did the pharmacist's trajectory towards his original identity as a health professional focused on the patient? It observed its history and that its conquests/losses are not of recent character, but of historical, social and political situations; which led to situations that triggered thoughts and actions that have repercussions until today, leading to market adaptations, often imposed on the professional. The pharmacist has still walked through periods of adaptation and recognition/acceptance by society for a professional performance in health focused on patient care.

Keywords: Professional identity. Pharmaceutical. SUS.

Biografia do Autor

José Wilson Cosme de Mesquita Júnior, Unilab

Meu nome é José Wilson Cosme de Mesquita Júnior graduando no curso de Farmácia, já sou formado em BHu pela Unilab o que me dá uma percepção grandiosa sobre relações socioculturais. Ja fui bolsista de pesquisa pela FUNCAP, sempre estive ativo em seminários, congressos, trabalhos em equipe e liderança de turma. Gosto de dar ajuda aos estudantes que possuem alguma dificuldade dentre as disciplinas. No Campo de saúde, já fiz e ainda faço trabalhos sociais para colaborar com a melhoria das pessoas, o que me fez conseguir uma bolsa de extensão em fisiologia humana para justamente atender as escolas públicas por meio do ensino acadêmico.Também faço parte de uma liga acadêmica voltada para a genética e oncologia, o que me permite trabalhar com setores de pesquisa e análises.

Ana Karoline Ribeiro Novais, Unilab

Graduanda de farmácia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, vice presidente da Liga Academica de Farmácia Hospitalar (LIAFH), membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Utilização de Medicamentos (GPUMed)

Expedito Rogildo Cordeiro Carlos, Unifor

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professor adjunto do Curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, membro do conselho fiscal da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica - ABEF, membro do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias, membro do Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Universidade de Fortaleza. Tem experiência em gestão educacional e nas área de Bioquímica, Alimentos e Toxicologia, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: artocarpus incisa, lectina, ximenia americana, lectin e frutalina.

Jeferson Falcão do Amaral, Unilab

Professor Adjunto Classe C3 da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Farmacologia pela mesma Universidade (2010). Especialista em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior-IES (FAMETRO). Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica (IPOG). Especialização em Saúde Mental em andamento (FAVENI). Especialização em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos em andamento (Faculdade Metropolitana). Professor dos Cursos de Farmácia e Enfermagem (Farmacologia Geral/Aplicada, Introdução à Farmácia e Estágio). Professor da disciplina de Uso Racional de Medicamentos do Curso de Especialização em Saúde da Família (IEAD-UNILAB). Professor Permanente do Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB). Professor Orientador TCCs da Residência Uni/Multiprofissional da ESP-CE (TEMA: Saúde Mental/Coletiva). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Utilização de Medicamentos (GPUMed - UNILAB). Vice-Coordenador do Curso de Farmácia da UNILAB. Coordenador do Polo EAD de Redenção-CE (IEAD/UNILAB). Membro da Comissão Técnica Assessora de Farmácia Comunitária e Serviços Farmacêuticos (CRF-CE). Membro da Comissão Técnica Assessora de Assistência Farmacêutica (CRF-CE). Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Gestão da EAD. Tem experiência na área da Saúde (Assistência Farmacêutica e Ensino). Atua como Pesquisador e Extensionista nas seguintes linhas de estudo: Farmácia Clínica; Saúde Mental e Neuropsicofarmacologia; Uso Racional de Medicamentos/Plantas Medicinais/Fitoterápicos, Educação/Promoção da Saúde e Assistência Farmacêutica.

José Márcio Machado Batista, Uninassau

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2016). Formação em Coaching (Leader Coach SLAC - 2017). Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde - SBRAFHSS (2019) Atualmente, Farmacêutico Clínico, Coordenador de Farmácia Clínica no Hospital Instituto Dr. José Frota - IJF, Supervisor de Estágio no Núcleo de Farmácia no Hospital Instituto Dr. José Frota - IJF, Supervisor e Preceptor da Residência em Urgência e Emergência - IJF - RIS -SESA. Coordenador da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar no Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA QUIXADÁ (2020). Exerceu atividades como Professor Universitário no Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA QUIXADÁ, Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará - SINFARCE, Diretor Institucional da Federação Nacional dos Farmacêuticos. Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Cuidado Farmacêutico, Inovação e Tecnologia, Biologia Molecular, Docência Superior.

Downloads

Publicado

2023-07-04

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência