Mapeamento de dissertações e teses brasileiras: a História da Ciência e a Educação Básica

Autores

  • Angélica Maria de Gasperi Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, RS. https://orcid.org/0000-0003-0880-2860
  • Rúbia Emmel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p254-278

Palavras-chave:

Revisão Bibliográfica, Historiografia, Ensino de Ciências

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento desenvolvido a partir da busca de dissertações e teses brasileiras disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no período de 2017 a 2022, delimitando a busca ao enfoque na História da Ciência na Educação Básica. O objetivo geral desta pesquisa foi: analisar pesquisas de dissertações e teses produzidas no país investigando a utilização da HC em intervenções na Educação Básica. Esta pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, tendo como tipologia de pesquisa revisão da literatura, do tipo estado do conhecimento. Para a análise das 29 pesquisas utilizou-se a análise de conteúdo (AC) que revelou a distribuição das pesquisas por Ano, o quantitativo de Programas de Pós-Graduação, as linhas de pesquisas, Instituição de Ensino Superior (IES), distribuição geográficas, Contextos e sujeitos das pesquisas, Níveis, Etapas e Modalidades de ensino. A AC possibilitou a construção de uma planilha com o quantitativo de pesquisas contidas nas seguintes categorias: i) HC/Formação do conceito científico; ii) HC/Utilização de Sequência Didática (SD); iii) HC/Formação Inicial de Professores; iv) HC/Formação Continuada de Professores. A partir das análises identificou-se por meio do mapeamento, uma polarização da maioria das pesquisas concentradas nas Regiões Sudeste e Sul do país, além disso, evidenciou-se um quantitativo significativo de pesquisas que contemplavam a temática abordada durante a formação inicial de professores. Entre as categorias de focos temáticos das pesquisas destacou-se com maior frequência a HC/Utilização de SD no planejamento da SD.

Palavras-chave: Revisão Bibliográfica, Historiografia, Ensino de Ciências

Abstract

This article presents the mapping developed from the search for Brazilian dissertations and theses available electronically in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT) in the period from 2017 to 2022, delimiting the quest to focus on the History of Science in Basic Education. The general objective of this research was: to analyze research of dissertations and theses produced in the country investigating the use of HC in interventions in Basic Education. This research was characterized by a qualitative approach, with a research typology of literature review, of the state of knowledge type. For the analysis of the 29 surveys, content analysis (CA) was used, which revealed the distribution of surveys by Year, the number of Graduate Programs, lines of research, Institution of Higher Education (HEI), geographic distribution, Contexts and research subjects, Levels, Steps and Modalities of teaching. The CA enabled the construction of a spreadsheet with the amount of research contained in the following categories: i) HC/Formation of the scientific concept; ii) HC/Use of Didactic Sequence (SD); iii) HC/Initial Teacher Training; iv) HC/Continuous Teacher Training. Based on the analysis, a polarization of the majority of research concentrated in the Southeast and South regions of the country was identified through mapping, in addition, a significant amount of research was evidenced that contemplated the theme addressed during the initial training of teachers. Among the categories of thematic focus of research, HC/Use of DS in DS planning stood out most frequently.

Keywords: Literature review, Historiography, Science teaching

Biografia do Autor

Angélica Maria de Gasperi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, RS.

Mestranda em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, RS. Bolsista UFFS. Licenciada em Matemática IFFar (2022).

Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutora em Educação nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ).
Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, Santa Rosa, Brasil/Professora colaboradora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado (Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Edição

Seção

Tópicos Especiais em História da Ciência e Ensino