William Oughtred (1574-1660) e o ensino das matemáticas nos séculos XVI e XVII
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p116-130Palavras-chave:
William Oughtred, Ensino de Matemática, Interfaces entre história e ensino de MatemáticaResumo
As relações entre história da matemática e educação matemática tem crescido nos últimos 35 anos. No que diz respeito as discussões sobre a construção de interfaces, tem se consolidado a importância de estudos que se preocupem com os processos de elaboração do conhecimento matemático em seus diversos aspectos contextuais. Nesse sentido, buscou-se aqui refletir sobre a influência de William Oughtred (1574-1660) nos séculos XVI e XVII para o ensino das matemáticas, especificamente em Londres, local em que passou parte de sua vida. A partir de um estudo bibliográfico e documental, por meio da análise de fontes primárias e secundárias que compuseram a rede de relações, observou-se que William Oughtred, apesar de não deixar documentos direcionados a uma didática para o ensino de Matemática, expressou através de seus textos uma sistematização que indicava sua preocupação com os seus alunos e com o ensino das matemáticas. A partir disso, entende-se que pesquisas desse cunho contribuírem para o reconhecimento de novas histórias, pautadas em perspectivas historiográficas atuais, além de fornecer e ampliar materiais que possam servir de base para a construção de interfaces entre a história e o ensino de matemática.