William Oughtred (1574-1660) e o ensino das matemáticas nos séculos XVI e XVII

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p116-130

Palabras clave:

William Oughtred, Ensino de Matemática, Interfaces entre história e ensino de Matemática

Resumen

As relações entre história da matemática e educação matemática tem crescido nos últimos 35 anos. No que diz respeito as discussões sobre a construção de interfaces, tem se consolidado a importância de estudos que se preocupem com os processos de elaboração do conhecimento matemático em seus diversos aspectos contextuais. Nesse sentido, buscou-se aqui refletir sobre a influência de William Oughtred (1574-1660) nos séculos XVI e XVII para o ensino das matemáticas, especificamente em Londres, local em que passou parte de sua vida. A partir de um estudo bibliográfico e documental, por meio da análise de fontes primárias e secundárias que compuseram a rede de relações, observou-se que William Oughtred, apesar de não deixar documentos direcionados a uma didática para o ensino de Matemática, expressou através de seus textos uma sistematização que indicava sua preocupação com os seus alunos e com o ensino das matemáticas. A partir disso, entende-se que pesquisas desse cunho contribuírem para o reconhecimento de novas histórias, pautadas em perspectivas historiográficas atuais, além de fornecer e ampliar materiais que possam servir de base para a construção de interfaces entre a história e o ensino de matemática.

Biografía del autor/a

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE) (2022-2025). Também, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores de Matemática, com foco na interface entre história e ensino de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, Coordenadora do Laboratório de Matemática e Ensino da UECE, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Publicado

2024-07-01

Número

Sección

Tópicos de História da Ciência