O trabalho prático no ensino das ciências: Uma abordagem à evolução histórica

Autores

  • Jorge Bonito Cento de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) & Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF- UA)
  • Hugo Oliveira Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21

Palavras-chave:

Trabalho prático, Ensino das ciências, Currículo

Resumo

O trabalho prático é atualmente considerado, por muitos investigadores e educadores, como uma componente estruturante da educação em ciências. Este trabalho pretende fazer uma sinopse histórica do trabalho prático no ensino das ciências. Depois de uma breve passagem pela antiguidade até ao séc. XIX, prossegue com uma visão do contexto português, destacando importantes episódios que influenciaram o ensino prático e experimental neste campo do conhecimento. Seguidamente, analisam-se as visões sobre o trabalho prático, nas mais recentes alterações curriculares no sistema de ensino português, representadas pelas Metas Curriculares e pelas Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Conclui-se que, a concetualização e a relevância do trabalho prático foram alterando num processo dinâmico ao longo do tempo, acompanhando os diferentes paradigmas económicos, políticos e sociais que se foram sucedendo, aproximando-se ainda alternadamente, de abordagens mais influenciadas por um estilo minds-on, e de abordagens mais influenciadas por um estilo hands-on. Por último, considera-se como premente o debate sobre a atual relevância do trabalho prático, com vista à sua otimização e ao estabelecimento do seu futuro formato, no ensino das ciências do sistema educativo português, no quadro dos atuais referenciais curriculares.

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Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino