O Experimento da Indução Eletromagnética de Michael Faraday: construção de réplicas de aparatos históricos para promoção da abordagem da história da ciência

Autores

  • Paulo Henrique dos Santos Sartori Universidade Federal do Pampa
  • Marcio Nascimento de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp22-50

Resumo

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de pesquisa e produção de um conjunto de materiais elaborados a partir da análise detalhada do episódio histórico ‘Experimento de Indução Eletromagnética’ realizado em 1831 pelo cientista inglês Michael Faraday, em especial, a construção de réplicas dos aparatos anel-bobina, galvanômetro e bateria cocho, os quais foram confeccionados de modo artesanal, baseado em textos e imagens das obras originais do cientista. Alinhado a alguns pressupostos sobre as formas de utilização da abordagem Histórico-Investigativa, buscou-se retratar o processo de construção similar ao que teria sido vivenciado pelo próprio Faraday, contemplando as principais etapas envolvidas e os desafios enfrentados, contextualizando o experimento em si, os aparelhos elaborados por ele e instrumentos científicos utilizados na época. A busca por informações relevantes e consistentes pautou-se pelo uso de fontes primárias e secundárias confiáveis, acessíveis e respaldadas por instituições renomadas. A confecção dos aparatos, considerando a perspectiva da Replicação de Aparatos e Experimentos Científicos Históricos, possibilita uma imersão histórico-científica sobre o fazer ciência e a consequente implicação na construção do conhecimento científico, com potencial didático para fomentar o senso crítico e criativo dos estudantes.

 

Palavras-chave: Abordagem Histórico-Investigativa. Aparato Científico Histórico. Réplicas. Episódios da Ciência. Michael Faraday.

 

Biografia do Autor

Marcio Nascimento de Oliveira

Centro Universitário Internacional UNINTER

Downloads

Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino