História da Ciência para um Ensino De Biologia antiopressivo: o caso da mulher da ciência Clémence Royer
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp343-355Palavras-chave:
Clémence Royer, História das mulheres, Ensino de biologia, Darwinismo socialResumo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo propor caminhos para um ensino de biologia antiopressivo, ou seja, um ensino que está atento e trabalha contra as várias formas de opressão, por meio de episódios de história de mulheres na ciência. Para tanto, apresentamos um material curricular educativo (MCE), baseado na trajetória científica da francesa Clémence Royer, que tem como propósito a promoção de pensamento crítico acerca das dinâmicas de opressão em nossa sociedade, no contexto do ensino de evolução da formação inicial de professores(as) de Biologia. O referido MCE foi desenvolvido a partir de uma pesquisa em design educacional, alinhada com investigações/ações que pressupõem a história das mulheres como uma ferramenta para enfrentamento do apagamento histórico de mulheres cientistas e abordagem de temas socialmente relevantes na educação, propondo caminhos de ensino humanísticos e críticos.
Palavras-chave: Clémence Royer, História das mulheres, Ensino de evolução, Darwinismo social.
Abstract
This work aims to propose paths for anti-oppressive biology teaching, that is, teaching that is aware of and works against various forms of oppression, through episodes in the history of women in science. To this end, we present an educational curricular material (MCE), based on the scientific trajectory of the Frenchwoman Clémence Royer, whose purpose is to promote critical thinking about the dynamics of oppression in our society, in the context of evolution teaching in the initial training of Biology teachers. The aforementioned MCE was developed based on research in educational design, aligned with investigations/actions that presuppose women's history as a tool to combat the historical erasure of women scientists and approach socially relevant themes in education, proposing humanistic and critical teaching paths.
Keywords: Clémence Royer, Women's history, Evolution teaching, Social Darwinism.
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