Os olhares de Eddington como mote para um trilho de ciência na ilha do Príncipe

Autores

  • Joana Latas Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
  • Hugo Soares Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp142-156

Palavras-chave:

Trilho de Ciência, Eddington, Eclipse de 1919

Resumo

Resumo

A par da publicação científica e da divulgação nos meios de comunicação social inerente à expedição para observação do eclipse solar de 29 de maio de 1919, a presença de uma equipa liderada pelo astrónomo britânico Arthur Eddington na ilha do Príncipe a este propósito, e em particular a sua estada na roça Sundy, foi documentada pelo próprio em cartas dirigidas à mãe e à irmã. O que viu Eddington na ilha do Príncipe?  Este é o mote para a conceptualização de um Trilho de Ciência que convida, ao longo do seu percurso, o participante a interagir com diferentes dimensões do conhecimento e da realidade local por meio de experiências integradoras que envolvem arquitetura, astronomia, física, história e matemática com o intuito de conjugar, de forma harmoniosa e equilibrada história e ciência; património e futuro; desenvolvimento e preservação. O formato deste Trilho de Ciência, tendo como ponto de partida outros já existentes na ilha do Príncipe, está a seguir a metodologia resultante da investigação e das atividades de divulgação do projeto E3 Global (https://e3global.pt/) que tem por principal objetivo escrever a primeira história global do eclipse de 1919.

 

Palavras-chave: Trilho de Ciência, Eddington, Eclipse de 29 de maio de 1919, Ilha do Príncipe, educação científica

 

Abstract

Besides the scientific and press coverage inherent to the expedition for the observation of the May 29 1919 solar eclipse, the presence of a team led by the British Astronomer Arthur. Eddington to the island of Príncipe, in particular his stay at roça Sundy, was documented by himself in letters addressed to his mother and sister.  What did Eddington see in the island of Príncipe? This is the motto for the conceptualization of a Science Trail which invites the participant to interact along its course with different dimensions of knowledge and local reality through integrative experiments which involve architecture, astronomy, physics, history and mathematics with the purpose of combining, in a balanced and harmonious way history and science; heritage and future; development and preservation. The format of this Science Trail builds upon the experience of previous trails created on the island , and applies the research framework of  E3Global project (https://e3global.pt/) which will deliver as its final goal a publication on a  global history of the1919 total solar eclipse.

 Keywords: Science Trail, Eddington, 29th May 1919 eclipse, Island of Príncipe, scientific education

Biografia do Autor

Joana Latas, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

Joana é doutorada em História das Ciências e Educação Científica pela Universidade de Coimbra, com mestrado em Ciências da Educação e licenciatura em Matemática e Ciências da Computação pela Universidade de Évora. É investigadora no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), com publicações nas áreas de educação matemática, avaliação pedagógica e de educação científica em contexto não formal. É formadora certificada.

Tem uma vasta experiência enquanto professora de Matemática em Portugal, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe nos ensinos básico, secundário e superior. É colaboradora do NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação, onde coordena o Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD), da União Internacional de Astronomia e é representante do NUCLIO na Associação Espaço Ciência Sundy, ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe. 

Hugo Soares, Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Hugo Soares concluiu o Doutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia em 2021 pela Nova School of Science and Technology. É Investigador Pós-doutorado no projecto E3GLOBAl - Einstein, Eddington and the Eclipse. Atua na área da História e Filosofia da Ciência e Tecnologia e é membro integrado no Centro Interuniversitário de História e Filosofia das Ciências.

Referências

“Education for All: Literacy for Life; EFA Global Monitoring Report, 2006 - UNESCO Digital Library.” Accessed November 30, 2023. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000141639.

“Synergies between Formal and Non-Formal Education: An Overview of Good Practices - UNESCO Digital Library.” Accessed November 30, 2023. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000146092.

“Education for Sustainable Development: A Roadmap - UNESCO Digital Library.” Accessed November 30, 2023. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374802?posInSet=2&queryId=a2c9f83b-44cc-413a-a283-e48884ddcaa3.

Routledge & CRC Press. “Science Education.” Accessed November 30, 2023. https://www.routledge.com/Science-Education/Gilbert/p/book/9780415342254.

Osborne, Jonathan, and Justin Dillon. “Research on Learning in Informal Contexts: Advancing the Field?” International Journal of Science Education 29, no. 12 (October 8, 2007): 1441–45. https://doi.org/10.1080/09500690701491122.

Dierking, John H. Falk, Lynn D. The Museum Experience Revisited. New York: Routledge, 2016. https://doi.org/10.4324/9781315417851.

Falk, John H., and Lynn D. Dierking. “Reimagining Public Science Education: The Role of Lifelong Free-Choice Learning.” Disciplinary and Interdisciplinary Science Education Research 1, no. 1 (November 28, 2019): 10. https://doi.org/10.1186/s43031-019-0013-x.

European Economic and Social Committee. “Rocard Report: ‘Science Education Now: A New Pedagogy for the Future of Europe,’” April 5, 2010. https://www.eesc.europa.eu/en/documents/rocard-report-science-education-now-new-pedagogy-future-europe.

Stocklmayer, Susan M., Léonie J. Rennie, and John K. Gilbert. “The Roles of the Formal and Informal Sectors in the Provision of Effective Science Education.” Studies in Science Education 46, no. 1 (March 1, 2010): 1–44. https://doi.org/10.1080/03057260903562284.

Rodrigues, Ana. Perspetiva Integrada de Educação em Ciências – da teoria à prática. UA Editora. (2016) http://hdl.handle.net/10773/15416

Cahyono, Adi Nur, and Matthias Ludwig. “Teaching and Learning Mathematics around the City Supported by the Use of Digital Technology.” Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education 15, no. 1 (November 1, 2018): em1654. https://doi.org/10.29333/ejmste/99514.

Latas, Joana, Duarte Pape, and Ana Simões. “WHERE EXACTLY DID A.S. EDDINGTON OBSERVE THE TOTAL SOLAR ECLIPSE OF 29 MAY 1919? ONDE, EXACTAMENTE, A.S. EDDINGTON OBSERVOU O ECLIPSE SOLAR DE 29 DE MAIO DE 1919?” Journal of Astronomical History and Heritage 23, no. 3 (December 1, 2020): 614–27. https://doi.org/10.3724/SP.J.1440-2807.2020.03.09.

Brush, Stephen G. “Should the History of Science Be Rated X?” Science 183, no. 4130 (1974): 1164–72.

Shoaf, Mary Margaret, Mary Margaret Shoaf-Grubbs, Henry Pollak, and Joel Schneider. Math Trails. C O M A P, Incorporated, 2004.

Latas, Joana, y Ana Rodrigues. 2015. «Trilho Da Ciência: Um Percurso De Educação Científica Na Ilha Do Príncipe». Revista Latinoamericana De Etnomatemática Perspectivas Socioculturales De La Educación Matemática 8 (2):53-75. https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/178.

Latas, J. (2022). Explorações etnomatemática na ilha do Príncipe: uma proposta de trilho [Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra]. Repositório estudo geral: http://hdl.handle.net/10316/101653

Gamito-Marques, Daniel. “In Praise of a Historical Storytelling Approach in Science Education.” Isis 111, no. 3 (September 2020): 582–87. https://doi.org/10.1086/711126.

Kim, S., & Irving, K. (2010). History of Science as an Instrumental Context: Student Learning in Genetics and Nature of Science. Science & Education, 19(2), 187–215. https://doi.org/10.1007/s11191-009-9191-9

Martins, I. P., & Paixão, M. F. (2011). Perspectivas atuais Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino e na investigação em educação em ciência. Em W. L. P. Santos & D. Auler (Orgs.), CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas (pp. 135–160). Editora Universidade de Brasília.

Paixão, F. (2019). Integração da História da Ciência na Educação em Ciência: Fundamentos e Propostas. Em I. Martins (Org.), Percursos de Investigação em Educação no CIDTFF: um itinerário pelas lições de agregação (pp. 635–671). Universidade de Aveiro Editora. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/26273

Simões, A., & Sousa, A. M. (2019). Einstein, Eddington e o Eclipse. Impressões de Viagem. Associação Chili Com Carne.

Gooday, Graeme, John M. Lynch, Kenneth G. Wilson, and Constance K. Barsky. “Does Science Education Need the History of Science?” Isis 99, no. 2 (2008): 322–30. https://doi.org/10.1086/588690.

Faria, Cláudia, Elsa Guilherme, Raquel Gaspar, and Diana Boaventura. “History of Science and Science Museums.” Science & Education 24, no. 7 (October 1, 2015): 983–1000. https://doi.org/10.1007/s11191-015-9773-7.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino