O Projeto de divulgação da Ciência em Michael Faraday e as Lectures

Autores

  • João Reis

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v23espp282-298

Resumo

Resumo

Nesse estudo, objetivou-se abordar as principais conexões ligadas aos mecanismos políticos e econômicos da Inglaterra do final do século XVIII, que haviam deixado de reestruturar em razão da intempestiva industrialização. Tais pressupostos levariam às principais consequências nos primeiros trinta anos do século XIX. Essas pressões eram tais que principalmente a sociedade londrina teve que se modernizar. Nos situamos neste período onde a popularização da ciência e as conexões da difusão dela no cotidiano do século XIX ocorreu em função da evolução social, política e científica. Basicamente, a ciência utilitarista e a filantropia científica, que sugeriam priorizar pontos cruciais, no contexto. A proposta de Michael Faraday (1791-1867) de divulgação da ciência, fundamentavam-se na argumentação contendo naturalmente pressupostos metafísicos, o próprio método experimental complexo, todavia, elucidativo e adequado aos aspectos inerentes ao estudo da matéria e suas forças. Assim como, a proposta de divulgação científica fundamentava-se em ensinar e tornar público o conhecimento científico. Os assuntos originados a partir das pesquisas formais, de Michael Faraday, ou melhor, das investigações vivenciadas no interior do laboratório, eram divulgadas em lições públicas com uma linguagem das alegorias, dos estudos direcionados ao sucesso da ciência e da tecnologia, tornando acessível o experimento ao entendimento do leigo, para demonstrar e recriar um ambiente envolvente, agradável o bastante, diferentemente do rigor “científico” dos laboratórios. Reproduzir experimentos, divulgá-los aos jovens entre 15 – 20 anos, reconstruir experimentos, com profundidade teórica para estimular, principalmente, para despertar nos jovens a vontade de aprender a “treinar a mente”, como um processo também educativo.

 

Palavras-chave: Divulgação da Ciência, Educação para Jovens, Ciência utilitarista e a Filantropia científica.

 

Abstract

This study aimed the main connections linked to the political and Economic mechanisms of late eighteenth-century England had failed to restructure due to untimely industrialization. Such assumptions would lead to major consequences in the first thirty years of the nineteenth century. These pressures were such that London society in particular had to modernize. We are situated in this period where the popularization of science and connections of its diffusion in the daily life of the nineteenth century occurred due to social, political and scientific developments. Basically, utilitarian science and scientific philanthropy, which suggested prioritizing crucial point, in the context. Michael Faraday's (1791-1867) proposal for the dissemination of science was based on argumentation naturally containing metaphysical assumptions, complex experimental method itself, however, elucidative and adequate to the aspects inherent to the study of matter and its forces. The proposal of scientific dissemination was based on teaching and making scientific knowledge public. The subjects originated from Michael Faraday's formal research, or rather, from the investigations experienced inside the laboratory, were disseminated in public lessons with a language of allegories, of studies aimed at the success of science and technology, making the experiment accessible to the understanding of the layman, to demonstrate and recreate an engaging environment, pleasant enough, unlike the "scientific" rigor of the laboratories. Reproduce experiments, disseminate them to young people between 15 - 20 years, reconstructing experiences, with theoretical deepening to stimulate, mainly, to awaken in young people the will to learn to "train the mind", a process also educational.

 

Keywords: Science Outreach, Youth Education, Utilitarian Science and Scientific Philanthropy.

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Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino