Evolução de Grandes Ideias em Química

Autores

  • Sérgio Paulo Jorge Rodrigues Departamento de Química Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0002-4640-7039

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v17espp275-281

Palavras-chave:

Ensino da Química, História da Química, Filosofia da Química

Resumo

Faz-se uma revisão breve da evolução de alguns conceitos e ideias fundamentais em Química, nomeadamente os que são relativos aos elementos químicos e átomos, moléculas e iões e compostos, geometria molecular, estrutura eletrônica, e ligação química, interações e reações químicas que desembocam no conceito de “Grandes Ideias” em Química. É apresentada uma lista simplificada de “Grandes Ideias” comum às propostas analisadas e baseada na evolução histórica dos conceitos em Química.

Referências

Aaron Ihde, The Development of Modern Chemistry. New York: Dover, 1964

J. R. Partington. A Short History of Chemistry. New York: Mcmillan, 1960

J. R. Partington. A History of Chemistry (Volumes 1-4). New York: St. Martin's Press, 1970-1972

B. Bensaude-Vincent, I. Stengers, História da Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1996

M. Crazon, O. Lafont, História das Ciências da Antiguidade aos Nossos Dias. Volume II. Física e Química. Lisboa: Textografia, 2011.

S. P. J. Rodrigues, P. J. B. S. Caridade, “Contributos para a História da Química Computacional e do Uso dos Computadores em Química.” História da Ciência: Construindo Interfaces, 25 (2022): 140-155.

Alex H. Johnstone. “Macro- and microchemistry.” School Science Review, 64 (1982): 377-379.

Jesper Sjöström & Vicente Talanquer. “Humanizing Chemistry Education: From Simple Contextualization to Multifaceted Problematization” J. Chem. Educ. 91 (2014): 1125-1131.

Davis Baird, Eric Scerri, & Lee Mcintyre (Eds.) Philosophy of Chemistry. Synthesis of a New Discipline. Springer, 2006.

B. Bensaude-Vincent & J. Simon, Chemistry: The Impure Science. World Scientific, 2008.

V. Talanquer, “Central Ideas in Chemistry: An Alternative Perspective” J. Chem. Educ. 93 (2016): 3−8.

C. Fiolhais (coord. cient.), I. Festas, H. Damião (coord. ped.), A. J. Ferreira, F. Braguez, M.-G. Matos, S. P. J. Rodrigues (Coord. Quim.), C. Fiolhais (Coord. Fis.), C. Portela, G. Ventura, & R. Nogueira, Programa de Física e Química A 10.º e 11.º anos, Ministério da Educação, 2014. Disponível em https://www.dge.-mec.pt/sites/default/files/ficheiros/programa_fqa_10_11.pdf (acedido a 29 de outubro de 2023).

Ronald J. Gillespie, “The Great Ideas of Chemistry” J. Chem. Educ. 74 (1997): 862−864.

Peter Atkins, “Chemistry’s Core Ideas”, Chem. Educ. N.Z. (2010): August, 8−12.

T. Holme, & K. Murphy, “The ACS Exams Institute Undergraduate Chemistry Anchoring Concepts Content Map I: General Chemistry.” J. Chem. Educ. 89 (2012): 721−723.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino