Banda desenhada como ferramenta didática: História da Ressonância Magnética em Portugal

Autores

  • ROBERTO LAMANNA Universidade de Coimbra, Centro de Física Computacional e Departamento de Física
  • DÉCIO RUIVO MARTINS Centro de Física da Universidade de Coimbra e Departamento de Física
  • PEDRO CASALEIRO Universidade de Coimbra, Centro de Investigação da Terra e do Espaço e Departamento de Física
  • SÉRGIO PAULO JORGE RODRIGUES Departamento de Química Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v17espp266-274

Palavras-chave:

Banda desenhada, Ressonância Magnética Nuclear, Divulgação, Didática

Resumo

Resumo

Partindo de uma revisão sobre a história do uso da banda desenhada para o ensino das ciências, apresenta-se um exemplo recente do seu emprego na divulgação e didática da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) em Coimbra. Dá-se ainda ênfase à forma como este formato pode ser usado para evidenciar a maneira como se organiza a ciência. Centrado num congresso internacional de RMN, em Coimbra, em 1968, a banda desenhada procura mostrar como este congresso foi fundamental na história da espectroscopia de RMN em Portugal, destacando o papel de alguns dos atores e a importância de fontes precisas, processo de pesquisa detalhados e a comunicação de conceitos complexos de forma acessível.

Palavras-chave: Banda desenhada, Ressonância Magnética Nuclear, Divulgação, Didática.

Abstract

Starting from a review of the history of the use of comic books for science teaching, a recent example of their employment in the dissemination and didactics of Nuclear Magnetic Resonance (NMR) in Coimbra is presented. Emphasis is also given to how this format can be used to highlight the way science is organized. Focused on an international NMR congress in Coimbra in 1968, the cartoons aim to show that this congress was fundamental in the history of NMR spectroscopy in Portugal, highlighting the role of some of its actors, the importance of accurate sources, detailed research processes, and the communication of complex concepts in an accessible way.

Keywords: Comic books, Nuclear Magnetic Resonance, Dissemination, Didactics.

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Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino