Da Mineralogia à Geologia: quarenta anos que mudaram a ciência no Brasil (1876-1918)

Autores

  • Pedro Wagner Gonçalves Universidade Estadual de Campinas
  • Heitor Assis Junior Universidade Estadual de Campinas
  • Marcelo Luis de Brino Faculdade SESI
  • Celso Dal Ré Carneiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp124-141

Palavras-chave:

História da Ciência, Ensino de Geologia, mapa geológico, livro didático, John Casper Branner (1850-1922)

Resumo

Resumo

Esta pesquisa é resultado da reflexão sobre a história do mapeamento geológico do Brasil e a possibilidade de tratá-lo como caso de estudo. Pretende iluminar a intersecção entre a prospecção de recursos minerais (uma marca cultural desde a exploração praticada nos tempos do Brasil Colônia) e a preocupação pedagógica de difundir a Geologia entre elites culturais do final do século XIX, na Escola de Minas (fundada em 1876) e nas politécnicas. Os trabalhos pioneiros de John Casper Branner (1850-1922) e seus contatos com naturalistas que atuavam no Brasil, constituem chaves para interpretar seu significado e alcance em termos de descobertas (estabelecimento de marcos estratigráficos de extensão nacional), prospecção de recursos minerais estratégicos (ferro e carvão) e mudança do fazer ciência. Obras seminais publicadas por Branner (livro de texto intitulado Geologia Elementar – edições de 1906 e 1915 – e mapa geológico do Brasil – escala 1:5.000.000 publicado em inglês e português em 1919) exibem uma concepção de ciência, de geologia e de ensino marcantes na estruturação das ciências geológicas no Brasil. A reunião de preocupações pedagógicas e técnicas revela a inflexão dos estudos mineralógicos para geológicos no fim do século XIX e a emergência de um fazer geologia resultante de preocupações teóricas e práticas.

Palavras-chave: História da Ciência, Ensino de Geologia, mapa geológico, livro didático, John Casper Branner (1850-1922)

Abstract

This study is the findings on the history of geologic mapping of Brazil and the alternatives of the case for teaching. It intends to highlight the intersection between prospection of mineral resources (a cultural character from Brazil colonia exploration) and the pedagogic worries to divulgate the geology among Brazilian cultural elites in ends of nineteenth century by means of School of Mines (created in 1876) and polytechnic schools. The strategic point to study is on the John Casper Branner's works (particularly his textbook – first and second editions, 1906 and 1915, and his geological map of Brazil, 1:5.000.000, published in English and Portuguese in 1919) because they show up the views of science, of geology and teaching; we defend that they present a framework of the geological sciences in Brazil. This framework reveals a network of naturalists, their contributions and their findings in terms of stratigraphic geology, mineral prospection, deposits and ores of iron and coal as well as the change of making geology. They put the stratigraphic marks to national geology, Branner synthetizes this making upon teaching perspectives. Branner's works (textbook and geological map) display a conception of science, of geology and the teaching which are fundamentals to organize Brazilian geological sciences. The combination of pedagogical and technical concerns reveals the inflection of mineralogical to geological studies in the ends of nineteenth century and the emergence of the making of geology because of theoretical and practical concerns.

Keywords: history of science, teaching of geology, geological map, textbook, John Casper Branner (1850-1922)

Resumen

Este estudio recoge los hallazgos sobre la historia del mapeamiento geológica de Brasil y las alternativas del caso para la enseñanza. Pretende resaltar la intersección entre la prospección de recursos minerales (que viene desde la exploración colonial brasileña) y las preocupaciones pedagógicas por divulgar la geología entre las elites culturales brasileñas de finales del siglo XIX (cuando fue criada la Escuela de Minas, en 1876). El punto estratégico a estudiar son las obras de John Casper Branner (particularmente su libro de texto – primera y segunda ediciones, 1906 y 1915, y su mapa geológico de Brasil, 1:5.000.000, publicado en inglés y portugués en 1919) porque muestran cómo la ciencia y la geología se mesclan por medio de la enseñanza. Las ciencias geológicas en Brasil tuvieran un marco: una red de naturalistas, sus contribuciones y sus hallazgos en términos de geología estratigráfica, prospección minera, yacimientos y menas de hierro y carbón, así como el cambio de la geología. Branner sintetiza esta elaboración en perspectivas científicas y docentes. Sus obras (libro de texto y mapa geológico) muestran una concepción de la ciencia, de la geología y de la enseñanza que son fundamentales para organizar las ciencias geológicas brasileñas. La combinación de preocupaciones pedagógicas y técnicas revela la inflexión de los estudios mineralógicos en los geológicos a finales del siglo XIX y el surgimiento de la creación de la geología debido a preocupaciones teóricas y prácticas.

Palavras-clave: historia de la ciencia, enseñanza de la geología, mapa geológico, libro de texto, John Casper Branner (1850-1922)

Biografia do Autor

Pedro Wagner Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas

Heitor Assis Junior, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Ciências. Professor de Biologia

Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia e Recursos Naturais (Pesquisador colaborador)

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Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino