A Química das Joias de Crioula valorização da história e cultura africana e afro-brasileira e o protagonismo das mulheres negras no Brasil

Autores

  • Larissa Gomes Matos Universidade Federal do Amazonas
  • Priscila Lira
  • Ettore Antunes

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp94-106

Resumo

Resumo

A lei nº 10.639/2003 completou 20 anos em 2023 e representa uma importante vitória, principalmente para o movimento negro na luta pela igualdade e contra o racismo. A lei estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas e universidades brasileiras, no entanto muitas são as dificuldades enfrentadas para sua implementação, sendo uma das principais à falta de material didático. Com vista a ajudar na superação destas dificuldades, o objetivo deste trabalho é apresentar a construção de uma proposta  didática sobre o tema a Química das Joias de Crioula e a valorização da história e cultura das mulheres negras no Brasil, com base em uma educação multicultural interculturalista que se articula no desenvolvimento de políticas de igualdade com as políticas de promoção e construção de identidades sociais e o reconhecimento das diferenças culturais. Possibilitando o desenvolvimento de discussões sobre a utilização das joias como indumentária de poder econômico, político e social de mulheres negras nos períodos colonial e imperial no Brasil e a aprendizagem dos conteúdos e processos químicos envolvidos na produção de joias ao longo da história e dos trabalhos desenvolvidos por ferreiros africanos e afro-brasileiros e suas contribuições para o desenvolvimento da história da Química no Brasil.

 

Palavras-chave: História da Química; Joias de Crioula; Mulheres Negras

Abstract

Law nº 10.639/2003 completed 20 years in 2023 and represents an important victory, especially for the black movement in the fight for equality and against racism. The law establishes the mandatory teaching of African and Afro-Brazilian history and culture in Brazilian schools and universities, however there are many difficulties faced in its implementation, one of the main ones being the lack of didactic material (GONZAGA, MARTINS; RAYKIL, 2018 ). With a view to helping to overcome these difficulties, the objective of this work is to present the construction of didactic proposal on the theme the Chemistry of Creole Jewels and the appreciation of the history and culture of black women in Brazil, based on an interculturalist multicultural education that it is articulated in the development of equality policies with policies for the promotion and construction of social identities and the recognition of cultural differences (GANDAU, 2008). Enabling the development of discussions about the use of jewelry as an outfit of economic, political and social power for black women in the colonial and imperial periods in Brazil and the learning of the contents and chemical processes involved in the production of jewelry throughout history and the works developed by African and Afro-Brazilian blacksmiths and their contributions to the development of the history of Chemistry in Brazil.

 

Keywords: History of Chemistry; Creole Jewelry; Black Women

Referências

Beatriz S. Benedito & Suelaine Carneiro & Tânia Portella. Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Instituto Alana (2023).

Pedro Magalhães & Igor Oliveira & Hélio S. Messeder Neto. Todos pela (neutralização da) Base: o começo de uma análise ácida e antirracista da BNCC. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, (2021). Anais. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76449. Acesso: 04 out. 2022.

Angela I. Honat & Edilia A. N. Costa.O multiculturalismo e um novo olhar sobre o outro: a importância de se educar para a diversidade. Humanidades & Inovação, 7,3, (2020): 50-58. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1033. Acesso em: 04 nov. 2022.

Antônio F. Moreira & Vera M. Candau. Multiculturalismo e Educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, (2008).

Ribeiro K. Gongaza & André R. Martins & Cristiano Raykil. O professor de química e a Lei 11.645/08: discutindo a educação das relações étnico-raciais em Porto Seguro. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar,4,10,(2018):p.51-68. Disponível em: < http://periodicos.uern.br/index.php/RECEI/article/vieWFile/2338/1530 >. Acesso em: 15 set. 2018.

Douglas S. Verrangia & Beatriz G. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa,36,3,(2010):705-718.

Wildson L. P. Santos & Otavio A. Maldaner & Patrícia F. L. Machado. Ensino de Química em foco. 2 ed. Editora: Unijuí (2015).

Carlos A. L. Filgueiras. Origens da Química no Brasil. Editora da Unicamp: São Paulo, 2015.

Aline S. Hardman. Pencas de balangandãs: construção histórica, visual e social das "crioulas " no século XIX (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás, 2015).

Cecília M. Soares. As ganhadeiras: mulher e resistência negra em Sâhrador no século XIX. 20856-Artigo-71204-1-10-20170119.pdf

Nairam s. Cunha. Um olhar sobre o axé: as religiões de matriz africana na ótica de Raul Lody (Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019).

Ana B. S. Factum. Joalheria escrava baiana: a construção histórica do design de joias brasileiras (Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, 2009), 167.

Douglas Libby.Transformação e trabalho em uma economia escravista. Minas Gerais no século XIX (1988):136.

Ana B. S. Factum. Joalheria escrava baiana: a construção histórica do design de joias brasileiras (Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, 2009), 167.

Mateus S. Santos & Hélio T. Yamanaka & Carlos Eduardo M. Pacheco. Bijuteria.CETESB (2005).

Verrangia, 2.

Santos, 3.

Roberto Conduru. Pérolas da liberdade: joalheria afro-brasileira.10, 1(2013):31-39.

Conduro, 5.

Priscila D. Lira & Ettore P. Antunes. Desvalorização da História e Cultura Afro-brasileira nos Livros Didáticos de Ciências da Natureza (PNLD 2021 – Ensino Médio), ENEQ (2023).

Raquel M. Morioka & Roberto R. Silva. Atividade de penhor e a química. Química Nova na Escola. 34, 3 (2012): 111-117.

Ibid.

Filgueiras, 3.

Antônio C. B. Alvino. Estudos sobre a educação para as relações étnico – raciais e a descolonização do currículo de química (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Góias, 2017).

Antônio C. S. Abrantes. O papel dos escravos negros na transferência de tecnologia em metalurgia para a colônia no século XVIII. Encontro Internacional de Histórias & parcerias- ANPUH.

Milton Vargas. História da Técnica e da Tecnologia no Brasil, Editora da USP (1994): 97.

Abrantes, 10.

Marcio Angelo. Trabalho escravo em garimpos expõe redes criminosas na Amazônia. Mongabay (2021),https://brasil.mongabay.com/2021/02/trabalho-escravo-em-garimpos-expoe-redes-criminosas-na-amazonia/.

Reginaldo Barcelos. Derreter o ouro, apurar as técnicas: Arqueologia da metalurgia na casa de fundição de sarabá, Minas gerais/ Brasil (1751-1833) (Dissertação de mestrado, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, 2010).

Filgueiras, 4.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino