A Química das Joias de Crioula valorização da história e cultura africana e afro-brasileira e o protagonismo das mulheres negras no Brasil

Autores/as

  • Larissa Gomes Matos Universidade Federal do Amazonas
  • Priscila Lira
  • Ettore Antunes

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp94-106

Resumen

Resumo

A lei nº 10.639/2003 completou 20 anos em 2023 e representa uma importante vitória, principalmente para o movimento negro na luta pela igualdade e contra o racismo. A lei estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas e universidades brasileiras, no entanto muitas são as dificuldades enfrentadas para sua implementação, sendo uma das principais à falta de material didático. Com vista a ajudar na superação destas dificuldades, o objetivo deste trabalho é apresentar a construção de uma proposta  didática sobre o tema a Química das Joias de Crioula e a valorização da história e cultura das mulheres negras no Brasil, com base em uma educação multicultural interculturalista que se articula no desenvolvimento de políticas de igualdade com as políticas de promoção e construção de identidades sociais e o reconhecimento das diferenças culturais. Possibilitando o desenvolvimento de discussões sobre a utilização das joias como indumentária de poder econômico, político e social de mulheres negras nos períodos colonial e imperial no Brasil e a aprendizagem dos conteúdos e processos químicos envolvidos na produção de joias ao longo da história e dos trabalhos desenvolvidos por ferreiros africanos e afro-brasileiros e suas contribuições para o desenvolvimento da história da Química no Brasil.

 

Palavras-chave: História da Química; Joias de Crioula; Mulheres Negras

Abstract

Law nº 10.639/2003 completed 20 years in 2023 and represents an important victory, especially for the black movement in the fight for equality and against racism. The law establishes the mandatory teaching of African and Afro-Brazilian history and culture in Brazilian schools and universities, however there are many difficulties faced in its implementation, one of the main ones being the lack of didactic material (GONZAGA, MARTINS; RAYKIL, 2018 ). With a view to helping to overcome these difficulties, the objective of this work is to present the construction of didactic proposal on the theme the Chemistry of Creole Jewels and the appreciation of the history and culture of black women in Brazil, based on an interculturalist multicultural education that it is articulated in the development of equality policies with policies for the promotion and construction of social identities and the recognition of cultural differences (GANDAU, 2008). Enabling the development of discussions about the use of jewelry as an outfit of economic, political and social power for black women in the colonial and imperial periods in Brazil and the learning of the contents and chemical processes involved in the production of jewelry throughout history and the works developed by African and Afro-Brazilian blacksmiths and their contributions to the development of the history of Chemistry in Brazil.

 

Keywords: History of Chemistry; Creole Jewelry; Black Women

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Publicado

2024-01-05

Número

Sección

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino