Um Júri Simulado Remoto:
Galileu x Igreja
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p157-174Palavras-chave:
Argumentação, Ensino de Física, Júri SimuladoResumo
Neste artigo foram consideradas as implicações da pandemia de COVID-19 na educação dando ênfase a transição do ensino presencial para o remoto. A mudança na dinâmica das aulas revelou desafios, especialmente devido à falta de familiaridade de alguns professores e alunos com tecnologias. Diante deste cenário, estratégias criativas foram buscadas para minimizar o desinteresse dos alunos no ensino remoto. A discussão destaca a busca por estratégias que tornem as aulas mais atrativas, envolvendo os alunos de maneira participativa e os tornando mais responsáveis por sua própria aprendizagem. A proposta do Júri Simulado online surge como uma possibilidade promissora para atingir esses objetivos e promover uma abordagem mais crítica e argumentativa em relação à ciência. O foco central do artigo é a proposta de uma atividade específica: um Júri Simulado online sobre o conflito histórico entre Galileu Galilei e a Igreja Católica. A pesquisa está direcionada para compreender como esse tipo de atividade pode contribuir para a mudança de visões distorcidas da ciência, enfatizando a importância da argumentação. O artigo explora o uso do layout de argumentação de Toulmin como base teórica para a organização dos argumentos desenvolvidos durante a atividade.
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