Citações em dissertações e teses às pioneiras brasileiras na Pesquisa em Ensino de Química, Roseli P. Schnetzler, Maria E. R. Marcondes e Letícia Parente

Autores

  • Idelzuite Azevedo Alcântara Leme Universidade Federal de São Carlos
  • Luana Almeida Cardoso Sampaio Domingues Universidade Federal de São Carlos
  • Giovanni Miraveti Carriello Universidade Federal de São Carlos
  • João Batista dos Santos Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Naylson Ferreira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p67-82

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que busca investigar a influência de três mulheres pesquisadoras na área de Ensino de Química: Roseli P. Schentezer, M. E. R. Marcondes e L. Parente. Para isso, analisou-se as citações dessas três autoras em dissertações e teses em Ensino de Química, buscando compreender qual tipo de trabalho elas foram mais citadas. Após a execução da pesquisa, notou-se que Schentezer influenciou mais na formação de professores, Marcondes em intervenções práticas pedagógicas, e Parente em pesquisas que envolvem concepções e situações do aluno. Suas pesquisas pioneiras inspiram futuras gerações, deixando um legado transformador na academia.

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Publicado

2024-07-01

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino