A História Natural na Instrução Pública do Pará no alvorecer da Primeira República (1889-1891)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v30p21-37Palavras-chave:
História Natural, Instrução Pública, República, ParáResumo
Resumo
O presente artigo visa analisar as mudanças ocorridas na instrução pública do Pará no início da Primeira República, proclamada em 1889, no que se refere a presença das disciplinas representadas pela História Natural e ciências afins na relação com o contexto cultural da época. Para isso, consideramos que a inserção das ciências nas escolas é um processo social, associado às formações discursivas conformadas pela cultura. Como pudemos notar, nesse momento a História Natural estava ausente no currículo da instrução pública paraense em 1890. Entretanto, a partir desse momento, passaram a fazer parte dele. Foram inseridas tanto no currículo do Liceu Paraense quanto no da Escola Normal, as duas escolas representantes do nível secundário de ensino, que era o mais elevado existente no Pará. Convém assinalar, que esse acontecimento se concretizou em uma cultura que vinha sendo acentuadamente penetrada pela História Natural: nas atividades dos naturalistas, nos discursos dos governantes e intelectuais e na consolidação de um museu de História Natural, como uma das instituições de maior destaque no contexto cultural local.
Palavras-chave: História Natural, Instrução Pública, República, Pará.
Abstract
This article aims to analyze the changes that occurred in public education in Pará at the beginning of the First Republic, proclaimed in 1889, with regard to the presence of disciplines represented by Natural History and related sciences in relation to the cultural context of the time. To this end, we consider that the inclusion of sciences in schools is a social process, associated with the discursive formations shaped by culture. As we have seen, Natural History was absent from the curriculum of public education in Pará in 1890. However, from that moment on, it became part of it. It was included in the curriculum of both the Liceu Paraense and the Escola Normal, the two schools representing the secondary level of education, which was the highest level in Pará. It is worth noting that this event took place in a culture that had been strongly permeated by Natural History: in the activities of naturalists, in the speeches of rulers and intellectuals, and in the consolidation of a Natural History museum as one of the most prominent institutions in the local cultural context.
Keywords: Natural History, Public Instruction, Republic, Pará.
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