A Herança De Galileu Na Construção De Uma Luneta De Inox

Autores

  • Gisele Bosso de Freitas Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • José Luís Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v30p38-49

Palavras-chave:

Astronomia, Educação Científica, História da Ciência, Interdisciplinaridade

Resumo

A inclusão da construção de instrumentos astronômicos, como uma luneta, como parte integrante das atividades práticas em uma disciplina de Astronomia em um curso de Física é uma abordagem interdisciplinar. Essa metodologia envolve conceitos históricos, ópticos e metalúrgicos, incorporando conhecimentos e habilidades prévias, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais ampla dos princípios científicos. Destaca-se a utilização do aço inoxidável na construção da luneta, explorando suas propriedades e sua evolução ao longo da história. A experiência prática de construir e utilizar a luneta promove o desenvolvimento de habilidades práticas, enriquece a aprendizagem dos estudantes e estimula o diálogo entre discentes e docentes. Além disso, é importante ressaltar a relevância da inovação tecnológica e da integração entre teoria e prática na educação científica. Essa abordagem proporciona uma experiência educativa envolvente e abrangente, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Referências

Carbó, H. M. (2008). Aços Inoxidáveis: aplicações e especificações. São Paulo: ArcelorMittal Brasil, 29.

Costa, S., Euzébio, G. J., & Damasio, F. (2016). A ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (22), 59–80. https://doi.org/10.37156/RELEA/2016.22.059

da Silva, M. M. (2023). Desenvolvimento de filmes finos de TiO2, TiO2/RGO e TiO2/RGO/Nb2O5 depositados em aço AISI 304 para aplicação como revestimentos anticorrosivos. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Recuperado em 4 set. 2023 de https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58584/1/Mestrado_disserta%c3%a7%c3%a3o_versaofinal.pdf

Freire, P. (2014). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra.

Galilei, G. (2010). Sidereus nuncius o mensageiro das estrelas. Tradução, estudo introdutório e notas H. Leitão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Koyré, Alexandre. (1992). Estudos Galilaicos. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Pasqualetto, T. I., Veit, E. A., & Araujo, I. S. (2017). Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Física: uma Revisão da Literatura. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(2), 551–577. Recuperado em 26 jul. 2023 de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4546/2982

Teixeira, D. F. T. V., de Sousa, M. J. A., de Oliveira Cruz, F. S., & da Silva, R. A. (2017). Inovação na indústria do aço inoxidável: processo produtivo do aço colorido. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas, 19.

Teixeira, I. M.; Eloy, C. C.; Paz, M. C. De S.; Carvalho, J. P. M. de. (2022). Da luneta de Galileu ao telescópio espacial Hubble: contributos do desenvolvimento tecnológico na divulgação da História da Astronomia. Research, Society and Development, 11(5), e26811528214. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.28214. Recuperado em 4 ago. 2023 de https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28214

Downloads

Publicado

2024-12-22

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino