Alfabetização científica e natureza da ciência: potencialidades de uma narrativa histórica-investigativa sobre a ruptura com a teoria do flogisto

Autores

  • Yana Bárbara da Silva Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
  • Ettore Paredes Antunes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p292-307

Palavras-chave:

alfabetização científica, natureza da ciência, investigação histórica, história da Química

Resumo

A discussão de Fourez (1997) sobre alfabetização científica e tecnológica (ACT) demonstra a importância de uma formação centrada no uso do conhecimento para fazer análises bem informadas e tomada de decisões conscientes. Nesse sentido, as reflexões sobre a natureza da ciência (NdC) são essenciais para desenvolver a compreensão sobre o processo de construção da ciência e da confiabilidade conferida à atividade científica a fim de fornecer base de conhecimento para as decisões do indivíduo. Allchin (2017; 2020) enfatiza a investigação de casos históricos, o denominado history inquiry, como uma boa abordagem para suscitar tais reflexões; caracterizando a narrativa histórico-investigativa (NHI) como um caminho que utiliza questionamentos para a investigação e uma narrativa para tecer o contexto sócio-histórico. Logo, o objetivo desta pesquisa foi evidenciar as potencialidades de uma narrativa histórico-investigativa abordando a ruptura com a teoria do flogisto para promover a alfabetização científica. A NHI, desenvolvida a nível de Ensino Superior, teve por modelo o trabalho de Azevedo e Del Corso (2017) acerca da doença de Chagas, considerando as orientações de Allchin (2017). O material foi denominado “Os diferentes ares obtidos da cal vermelha de mercúrio”, tem por contexto os debates sobre teorias acerca da combustão e conta com 11 questões, chamadas questões para pensar, ou think questions, consideradas momentos de pausa com atividades diferentes a fim de suscitar discussões e reflexões sobre aspectos da natureza da ciência. Destaca-se que a NHI se configura como um recurso para abordagem histórica, indo de encontro à uma demanda ainda observada no processo de ensino e aprendizagem que busca utilizar a história da ciência para desenvolver competências associadas à alfabetização científica.

Biografia do Autor

Yana Bárbara da Silva Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade federal do Piauí (UFPI), e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Desenvolveu pesquisas abordando a história da química; a natureza e a concepção de ciência; história, filosofia e sociologia da ciência; e experimentação investigativa.

Ettore Paredes Antunes, Universidade Federal de São Carlos

Docente na Universidade Federal de São Carlos - DQ/São Carlos. Líder do Laboratório de Filosofia e Ensino de Ciências (LAFECi) e coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ) na UFSCar. www.lenaq.ufscar.br. Pesquisador da área Ensino de Ciências, tem interesse nos seguintes temas: Formação na Pós-Graduação; produção de materiais pedagógicos para divulgação científica; Epistemologia e Ensino de Ciências. Orienta nos Programas: PPGQ/PPGPQ (UFSCar/São Carlos) e PPGEdCM (UFSCar/Araras)

Referências

Fourez, G. Scientific and Technological Literacy as a Social Practice. Social Studies of Science, 27, nº 6 (1997): 903-936. https://www.jstor.org/stable/285671

Allchin, D. Beyond the Consensus View: Whole Science. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 17, nº 1 (2017): 18-26. https://doi.org/10.1080/14926156.2016.1271921

Allchin, D. Evaluating Knowledge of the Nature of (Whole) Science. Science Education, 95, nº 3 (2011): 518-542. https://doi.org/10.1002/sce.20432

Chauí, M. A universidade pública sob uma nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, nº 24 (2003): 5-15, 2003. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002

Cachapuz, A. et al. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Barcellos, A., Laranjeiras, C. & Wilhelms, G. A Questão como Centro do Processo Educativo: uma proposta inspirada na História e Filosofia da Ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 30 (2024). https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v30p2-20

Allchin, D. Casos de investigação histórica para o aprendizado da natureza da ciência. Cadernos de História da Ciência, 13, nº 2 (2017): 101–126. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33802

Borges, F. et al. Construção de uma narrativa histórica para sala de aula: Eratóstenes, o cálculo da circunferência da Terra e o ensino de semelhança de triângulos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, 6, nº 2 (2020). https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4282

Vasconcelos, S. S. & Forato, T. C. M. Niels Bohr, espectroscopia e alguns modelos atômicos no começo do século XX: um episódio histórico para a formação de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 35, nº 3 (2018). https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p851

Ricci, F. P., Teixeira, K. K. S. & Oliveira, A. D. O estudo do caso histórico de Vital Brazil em sala de aula: uma ferramenta para investigar a visão dos alunos sobre os desafios enfrentados durante uma pesquisa científica. Cadernos de História da Ciência, 13, nº 2 (2017): 55–79. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33805

Gomes, F. O. & Silva, G. M. A genética no Brasil entre 1934 e 1956: um estudo de caso histórico para o ensino de natureza da ciência. Cadernos de História da Ciência, 13, nº 2 (2017): 81–99. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33801

Azevedo, N. H. & Del Corso. “A doença dos trabalhadores da estrada de ferro”: uma narrativa histórica e suas potencialidades para explorar aspectos de natureza da ciência. Cadernos de História da Ciência, 13, nº 2 (2017): 19–53. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33799

Bensaude-Vincent, B. & Stengers, I. Histoire de la chimie. 9 ed. Paris: ÉDITIONS LA DÉCOUVERTE, 1993.

Alfonso-Goldfarb, A. M. Da Alquimia à química: um estudo sobre a passagem do pensamento mágico-vitalista ao mecanicismo. São Paulo: Landy Editora, 2005.

Priestley, J. Observations on different kinds of air. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, 62 (1772): 147-264. https://doi.org/10.1098/rstl.1772.0021

Priestley, J. Experiments and observations on different kinds of air. 3 vols. London: W. Bowyer and J. Nichols, 1774-1777.

Martins, R. A. Os estudos de Joseph Priestley sobre os diversos tipos de “ares” e os seres vivos. Filosofia e História da Biologia, 4 (2009): 167-208. https://www.abfhib.org/revista/fhb-v04/

Prado, L. P. & Carneiro, M. C. O episódio histórico das teorias do flogisto e calórico: criando interfaces entre a História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Química na busca pela humanização do trabalho científico. História da Ciência e Ensino, 18 (2018). https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18p153-180

Downloads

Publicado

2025-12-26

Como Citar

Teixeira, Y. B. da S., & Antunes, E. P. . (2025). Alfabetização científica e natureza da ciência: potencialidades de uma narrativa histórica-investigativa sobre a ruptura com a teoria do flogisto. História Da Ciência E Ensino: Construindo Interfaces, 32, 292–307. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p292-307

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino