A Educação das Relações Étnico-Raciais em Disciplinas da História da Ciência de Cursos de Química no Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p244-269Palavras-chave:
Raça, Decolonidade, Formação de professoresResumo
Resumo
Por muito tempo, predominou uma percepção colonialista e racista de que o povo negro não produzia ciência, o que afastou os conhecimentos produzidos por pessoas negras de outras populações. Essa visão, enraizada na formação social, transferiu-se para a formação docente, especialmente de professores de química, em que questões étnico-raciais são pouco ou nada abordadas no currículo. Este trabalho examinou as abordagens de conteúdos relacionados às questões étnico-raciais (QER) na formação de professores de química em projetos pedagógicos de cinco cursos de licenciatura em química no Espírito Santo presentes no Instituto Federal (Ifes) e na Universidade Federal (Ufes), no âmbito das disciplinas de história da ciência. Por meio de uma pesquisa documental, analisaram-se as ementas das disciplinas que tratam da História da Ciência/Química para verificar se as abordagens contemplam o currículo prescrito. Constatou-se que a disciplina do Ifes, campus Vila Velha, é a única que aborda explicitamente a temática africana. Já as disciplinas dos campi Aracruz (Ifes), Sede e São Mateus (Ufes) tratam o tema de modo implícito. No campus Alegre (Ufes), não há indícios de abordagem.
Palavras-chave: Raça; História da Ciência; Formação de professores.
Abstract
For a long time, a colonialist and racist perception prevailed that black people did not produce science, which distanced the knowledge produced by black people from other populations. This view, rooted in social formation, was transferred to teacher training, especially for chemistry teachers, where ethnic-racial issues are rarely or never addressed in the curriculum. This study examined the approaches to content related to ethnic-racial issues (ERI) in the training of chemistry teachers in pedagogical projects of five chemistry degree courses in Espírito Santo at the Federal Institute (Ifes) and the Federal University (Ufes), within the scope of the history of science disciplines. Through documentary research, the syllabi of the subjects dealing with the History of Science/Chemistry were analyzed to verify whether the approaches comply with the prescribed curriculum. It was found that the subject at Ifes, Vila Velha campus, is the only one that explicitly addresses African themes. The courses at the Aracruz (Ifes), Sede (Ufes), and São Mateus (Ufes) campuses address the topic implicitly. At the Alegre campus (Ufes), there is no evidence of any approach to the topic.
Keywords: Race; History of Science; Teacher education.
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