A História e Filosofia da Ciência na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência didática com o tema radioatividade e as contribuições de Marie Curie
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p308-337Palavras-chave:
Ensino de Química, Sequência didática., Gênero e CiênciaResumo
O presente trabalho avaliou a potencialidade de uma sequência didática sobre a história da radioatividade, focada em Marie Curie, para o ensino de História e Filosofia da Ciência (HFC) em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados indicam que a sequência foi eficaz em engajar os alunos, tornando o aprendizado de Ciências mais significativo ao conectá-lo às suas realidades e experiências. A abordagem histórico-filosófica estimulou discussões ricas sobre o papel do gênero na Ciência e na sociedade, promovendo o pensamento crítico e a cidadania. No entanto, a pesquisa revelou desafios na assimilação de conceitos mais abstratos da HFC, como a influência das concepções teóricas dos cientistas e a natureza coletiva do conhecimento, bem como em distinguir fenômenos científicos específicos, como fosforescência e radioatividade. A persistência de algumas concepções simplificadas, apesar dos debates em sala de aula, sugere que esses conceitos complexos podem necessitar de estratégias pedagógicas complementares. Conclui-se que a HFC é uma ferramenta valiosa e inclusiva para o ensino de Ciências na EJA, mas sua aplicação exige uma abordagem cuidadosa para consolidar os conhecimentos epistemológicos.
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