A Natureza da Ciência e a Formação Inicial de Professores: o estado do conhecimento a partir das atas do ENPEC (1997 a 2023)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p163-192Palavras-chave:
Formação de professores, Natureza da Ciência, História, Filosofia e Sociologia da Ciência, Ensino de CiênciasResumo
Resumo
Este artigo apresenta o estado do conhecimento das pesquisas sobre Natureza da Ciência (NDC) na formação inicial de professores que ensinam Química, Física e Biologia, a partir de uma revisão das atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, também denominada de pesquisa do estado do conhecimento. O foco esteve nos trabalhos completos disseminados em 14 edições do ENPEC, ocorridos entre 1997 e 2023, que discorreram sobre a NDC no âmbito da formação inicial de professores. O corpus da pesquisa foi composto por 32 trabalhos. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo bardiniana. De modo geral, os estudos analisados tiveram como objetivo identificar concepções de NDC de licenciandos, caracterizar limites e potencialidades das abordagens histórico-filosóficas e, em menor número, avaliar mudanças conceituais decorrentes de intervenções formativas. Os referenciais teóricos mais mobilizados foram autores como Lederman, Abd-El-Khalick e Matthews. A análise desses trabalhos identificou uma produção ainda incipiente sobre a temática, com baixa presença de intervenções formativas e predominância de estudos que somente descrevem concepções de NDC de licenciandos. Observou-se, também, forte concentração de pesquisas na região Sudeste e a recorrência de visões ingênuas sobre ciência entre os futuros professores, indicando limitada integração da NDC aos currículos de formação inicial. Os dados revelam a necessidade de maior articulação entre debates epistemológicos e práticas formativas nos cursos de licenciatura. Apesar disso, alguns estudos evidenciam potencialidades, como a possibilidade de avanços nas concepções dos licenciandos quando há propostas formativas sistematizadas e a existência de disciplinas de HFC que podem servir de ponto de partida para aprofundamentos.
Palavras-chave: Formação de Professores. Natureza da Ciência. História, Filosofia e Sociologia da Ciência. Ensino de Ciências.
Abstract
This article presents the state of knowledge regarding research on the Nature of Science (NOS) in the initial training of teachers who teach Chemistry, Physics, and Biology, based on a review of the proceedings of the National Meeting on Research in Science Education (ENPEC). It is a qualitative, bibliographic study, also referred to as state-of-knowledge research. The focus was on full papers published in 14 editions of ENPEC, held between 1997 and 2023, which addressed NOS within the context of initial teacher education. The research corpus consisted of 32 papers. Data analysis was conducted through Bardin’s Content Analysis. In general, the studies analyzed aimed to identify pre-service teachers’ conceptions of NOS, characterize the limits and potential of historical-philosophical approaches, and, to a lesser extent, evaluate conceptual changes resulting from formative interventions. The most frequently used theoretical frameworks were those of authors such as Lederman, Abd-El-Khalick, and Matthews. The analysis of these papers revealed that production on the topic is still incipient, with a low number of formative interventions and a predominance of studies that merely describe pre-service teachers’ conceptions of NOS. It was also observed that research is heavily concentrated in the Southeast region and that naïve views of science remain common among future teachers, indicating limited integration of NOS into initial teacher education curricula. The findings highlight the need for greater articulation between epistemological debates and formative practices in teacher education programs. Despite this, some studies highlighted potentialities, such as the possibility of advances in pre-service teachers’ conceptions when systematic formative proposals are implemented, as well as the presence of HPS courses that may serve as a starting point for further developments.
Keywords: Teacher Education. Nature of Science. History, Sociology and Philosophy of Science. Science Education.