Contribuições da História da Ciência para o Ensino da Química: Uma Proposta para Trabalhar o Tópico Radioatividade

Authors

  • Ediana Barp Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Abstract

Resumo

O presente trabalho propõe uma sequência didática para trabalhar o tópico Radioatividade através da História da Química, priorizando a limitação dos modelos atômicos e a concepção de ciência por parte dos educandos. A sequência didática toma como ponto de partida a leitura de um texto do professor Roberto Andrade Martins, Historiador da Física. O texto trata da descoberta da radioatividade e do contexto histórico do período. A partir dele, pretendemos trabalhar algumas concepções alternativas dos alunos sobre a ciência, como por exemplo, a química como uma ciência pronta ou como verdade absoluta, a questão dos pioneiros ou do pai (pai da química, pai da física), ênfase na descoberta desconsiderando outros personagens que contribuíram para tal. Muitas são as contribuições da História da Ciência para o ensino, pensando nisto, o presente trabalho busca de certo modo auxiliar professores e alunos no processo de ensino/aprendizagem da química.

Palavras-chave: História da Ciência; Ensino de Química; Radioatividade.

Abstract

This research proposes didactic sequence to work the Radioactivity topic through the History of Chemistry, emphasizing the limitation of atomic models and the conception of science by students. The didactic sequence takes as its starting point the reading of two texts of Professor Roberto Andrade Martins, a Physic historian.  The texts deal with the discovery of radioactivity and the historical context of the period, from them, we intend to work on some students' alternative conceptions about science, such as Chemistry as a science or ready it for granted, the question of the pioneers or the father (father of Chemistry, father of Physics), emphasis on discovery neglecting other characters who contributed to this. There are many contributions to the history of science  to teaching, Thinking about it, this work seeks to  help teachers and students in the teaching / learning of Chemistry.

Keywords: History of Science; Teaching of Chemistry; Radioactivity.

Published

2013-12-01

Issue

Section

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula