A História da Ciência como Base para a Formação Docente no Ensino de Química no Ensino Fundamental: algumas reflexões
Abstract
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a epistemologia do Ensino de Ciências, fazendo uma breve contextualização histórica sobre o ensino de Química, bem como sua epistemologia, a fim de que possamos realizar um traçado de como referido ensino era proposto no passado e como tem sido na contemporaneidade. Como aporte teórico utilizamos autores que discutem a Filosofia e História da Ciência, tais como: Alfonso-Goldfarb, Chalmers, Kuhn, Grayling, Borges, Cachapuz et al, dentre outros. Partindo desses pressupostos, faremos uma breve análise de como é proposto o Ensino de Química para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino/REME de Campo Grande/MS e a visão dos professores sobre o Ensino de Ciências, mais precisamente sobre os Ciclos Biogeoquímicos, destacando, ainda, as problemáticas que envolvem a abordagem dessa temática nesse nível de escolaridade.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Epistemologia; Ciclos biogeoquímicos.
Abstract
This paper aims to discuss the epistemology in Science Teaching by presenting a historic contextualization about it as well as its epistemology, so that we can make a plot of how the teaching of chemistry was proposed in the past and has been in the contemporary. The theorical reference for this paper were authors who discuss philosophy and the Science history, such as: Alfonso-Goldfarb, Chalmers, Kuhn, Grayling, Borges, Cachapuz et al, among others. Based on these assumptions an analisys is made of how the chemistry teaching is proposed for the elementary school in public schools of Rede Municipal de Ensino/REME of Campo Grande/MS. It was also analised how do the teachers see and what do they think about Science teaching, more precisely how do they see the biogeochemical cycles, also emphasizing the issues surrounding the approach this subject at this level of schooling.
Keywords: Science Teaching; Epistemology; Biogeochemical cycles.