Conceito de Quantidade na obra de van Roomen: reflexões sobre a História da Matemática no Ensino
Abstract
Resumo
Nos últimos anos, tanto os educadores como os historiadores têm valorizado o papel da História da Ciência e da Matemática como importante para a área de Ensino. Os educadores e historiadores da matemática têm voltado suas atenções para as possíveis relações entre história, epistemologia e ensino-aprendizagem da matemática de tal modo que os estudos na interface entre História da Matemática e Ensino têm aumentado significativamente. Com o intuito de fazer os professores refletirem sobre a construção do conhecimento científico, propõe-se uma atividade baseada em trechos do livro In Archimedis Circuli Dimensionem Expositio et Analysis (Exposição e Análise da Dimensão do Círculo de Arquimedes) de Adriaan van Roomen (1561-1615), publicado em 1597, que aborda, dentre outras coisas, os conceitos de razão, proporção, quantidade e mathesis unviersalis. A ideia deste trabalho é debater principalmente como o conceito de quantidade era pensado no final do século XVI e como, através dele, outros conhecimentos matemáticos foram pensados. Além disso, pretende-se tratar de alguns aspectos da importância das fontes primárias em sala de aula e mostrar aos professores a importância de ser reflexivo acerca da produção do conhecimento ao longo da história.
Palavras-chave: Adriaan van Roomen; Ensino de Matemática; Fontes Primárias em Sala de Aula.
Abstract
In recent years, educators and historians have valued the role of the History of Science and Mathematics as important to the teaching area. Educators and historians of mathematics have turn their attention to the possible links between history, epistemology, teaching and learning of mathematics. Thus, studies in this interface have increased significantly. In order to make teachers reflect on the construction of scientific knowledge, we propose an activity based on an excerpt from the In Archimedis Circuli Dimensionem Expositio et Analysis of Adriaan van Roomen (1561-1615) published in 1597 that addresses the concept of mathesis unviersalis. The main idea of this paper is to discuss how the concept of quantity was thought in the late sixteenth century and how through it other mathematical skills were thought. In addition, we intend to deal with some aspects of the importance of primary sources in the classroom and show teachers the importance of being reflective about the production of knowledge throughout history.
Keywords: Adriaan van Roomen; Teaching of Mathematics; Primary Sources in the Classroom.