Primo Levi - Uma vida a descobrir

Authors

  • Ana Lúcia Rodrigues Gama Russo IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18p140-152

Abstract

Resumo

Primo Levi, químico italiano, participou da resistência italiana, e, judeu, foi capturado e levado a Auschwitz. Ao fim da segunda guerra mundial, retomou suas atividades na indústria, e iniciou a de escritor. Em suas memórias do Holocausto, a Química, seus elementos, e as habilidades necessárias nas suas práticas servem de fios construtores. Se a História da Ciência se constitui como uma área de interface, ela é interdisciplinar e, o livro A Tabela Periódica, como leitura contextualizada do período, mescla elementos históricos e científicos que permearam a construção do conhecimento. Por meio da leitura, a Química deixa de ser apenas ciência e se torna vivência. A Química, a matéria e suas transformações se tornam uma lente de mundo. A leitura de dois capítulos do livro foi mediada junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio. O objetivo foi compreender a possibilidade de emprego de sua leitura na formação de alunos do ensino médio, visando a interdisciplinaridade e despertar o interesse pela leitura. Observamos desconhecimento básico sobre acontecimentos recentes da história da humanidade, dificuldades na interpretação de texto, contudo percebemos após a leitura guiada dos dois capítulos uma melhor interpretação e compreensão dos fatos.

Palavras chave: História da Ciência; História da Química; Ensino de Química; Primo Levi.

 

 

Abstract

Primo Levi, an Italian chemist and Jewish men that had been a part of the Italian résistance movement, was captured and taken to Auschwitz during the World War II. After the war, he resumed his activities in the chemical industry and started a career as a writer. In his memories about the Holocaust, Chemistry, its elements and the abilities needed to its praxis, serve as conducting wire. If History of Science is an interface area, it is also interdisciplinary and his book, Periodic Table, as contextual reading of the period, has both historical and scientific elements that contribute to the construction of knowledge. Through the reading Chemistry is no longer just a science, it is experience. Chemistry becomes a lens through which to see the world. The reading of two chapters of the book was mediate amongst two different high school classrooms. The goal was to understand the possibility to use the reading in high school Education, aiming interdisciplinary formats and to promote the habit of reading. It was observed a lack of knowledge about recent events in human history and difficult to read the text, but it was also observed an improvement of both throughout the activity.   

Keywords: History of Science; History of Chemistry; Chemistry Teaching; Primo Levi.

Author Biography

Ana Lúcia Rodrigues Gama Russo, IFRJ

Engenheira Química; Licenciada em Química.;Especialização  em Ensino de Ciências.  Mestranda em Ensino de Ciências - IFRJ - Campus Nilópolis. Leciono Química na rede estadual do RJ para o EM.

Published

2018-11-28

Issue

Section

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula