O químico e físico inglês Willian Crookes (1832-1919) e os raios catódicos: Uma adaptação tátil do tubo para o ensino de modelos atômicos para aprendizes cegos

Authors

  • Jomara Mendes Fernandes
  • Sandra Franco-Patrocínio
  • Ivoni Freitas-Reis

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v17p67-80

Abstract

Resumo

As pesquisas sobre descargas elétricas através dos gases rarefeitos era tema de muitos estudos no século XIX. Em 1879, Willian Crookes (1832-1919) produziu, através de uma bomba de vácuo, um tubo de gás rarefeito que proporcionou meios de afirmar ser o raio catódico, o qual mais tarde Joseph John Thomson (1856-1940) denominaria elétron de natureza particulada. Defendemos a importância das imagens e representações dentro do estudo da química e, pensando nisso, o presente trabalho retrata a experiência de uma adaptação tátil do tubo de Crookes que foi utilizada em aulas da história dos modelos atômicos com um aprendiz cego.

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Deficiência Visual; História da Química.

Abstract

Research on electrical discharges through rarefied gases was the subject of many studies in the nineteenth century. In 1879, William Crookes (1832-1919) produced, through a vacuum pump, a rarefied gas tube that provided a means of claiming to be the cathode ray, which later Joseph John Thomson (1856-1940) would call the electron of nature particulate. We argue for the importance of images and representations within the study of chemistry and, in light of this, the present paper portrays the experience of a tactile adaptation of Crookes tube that was used in classes of the history of the atomics models with a blind apprentice.

Keywords: Including Education; Visual Deficiency; History of Chemistry.

Published

2018-06-12

Issue

Section

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula