As percepções de pós-graduandos de um mestrado na área de Ensino acerca da Ciência na História
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v19p14-38Abstract
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a pós-graduandos de um programa de mestrado profissional na área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática de uma instituição pública do Estado de Paraná. O objetivo foi analisar como os pós-graduandos relacionavam cada período histórico da humanidade à evolução da ciência, desde sua gênese até a modernidade. Como metodologia foi proposta a realização de uma sistematização a respeito da ciência na história, embasada nos conhecimentos assimilados durante uma disciplina de História da Ciência, que foi componente curricular do referido mestrado. Percebeu-se principalmente que os pós-graduandos sistematizaram suas ideias em concordância com os acontecimentos principais característicos de cada período histórico, o que mostra que assimilaram conhecimentos durante a disciplina cursada. A importância dessas percepções se refere a disseminação da ciência como uma construção humana de evolução constante, portanto, passível de refutações e acréscimos.
Palavras-chave: História da ciência; Avaliação; Formação de professores; Pós-graduação.
Abstract
This article presents the results of a research implemented with postgraduates students of a professional master's course in the area of Natural Sciences and Mathematics Teaching, in a public institution of the Paraná state. The objective of the research, was to analyze how the post-graduates students related each historical period of humanity with the evolution of science, from its genesis until the modernity. The methodology used was a textual systematization made by the postgraduates, about the science in history, based on the knowledges assimilated during a course of history of science, which was a curricular component of the mentioned master's course. It was mainly noticed, that the postgraduates students systematized their ideas in agreement with the main scientifically events accepted as characteristics of each historical period, which shows that they assimilated the knowledges during the discipline studied. The importance of these perceptions refers to the dissemination of science as a human construction, in constant evolution, therefore, subject to refutations and additions.
Keywords: History of science; Evaluation; Teacher training; Postgraduate.