Replicação de uma Experiência Histórica em Anatomia Humana: o papel da experiência de William Harvey a favor do movimento circular do sangue

Authors

  • Gabriel Ribeiro Universidade Federal de Recôncavo da Bahia, Brasil
  • José Luís Coelho da Silva Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp725-737

Abstract

Resumo

A replicação de experiências históricas, isto é, experiências realizadas por cientistas de outrora e que constituíram marcos relevantes na história de uma descoberta científica é uma possível via para a integração da História da Ciência na promoção da Educação em Ciências. É um exemplo de uma experiência histórica aquela que foi desenvolvida por William Harvey (1578-1657), médico inglês, com o intuito de compreender o movimento do sangue no corpo humano e que se encontra descrita na obra Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis in Animalibus de 1628 (Estudo anatómico sobre o movimento do coração e do sangue nos animais, Caderno de Tradução, no 5 DF/USP, 1999, tradução de Regina Rebollo). A partir desta descrição, construiu-se um protocolo orientador da replicação desta experiência e que, em articulação com outras fontes de caráter histórico, corporizou uma intervenção pedagógica para a abordagem da temática Sistema Circulatório Humano. Foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Anatomia Humana da Licenciatura em Biologia Humana na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tendo envolvido 22 alunos. Efetua-se a descrição e fundamentação da replicação da experiência histórica e analisa-se o valor educativo conferido pelos alunos a esta atividade de aprendizagem. A compreensão de como o conhecimento é construído e o desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente perspetivas científicas anteriores são alguns dos contributos educativos apontados pelos alunos.

Palavras-chave: Experiência histórica, William Harvey, Circulação sanguínea humana

Abstract

The replication of historical experiences, that is, experiments carried out by scientists of the past and which have been relevant milestones in the history of a scientific discovery, is a possible way to integrate the History of Science in the promotion of Science Education. It is an example of a historical experience that was developed by William Harvey (1578-1657), english physician, with the intention of understanding the movement of blood in the human body and described in the work from 1628 Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis in Animalibus (Estudo anatômico sobre o movimento do coração e do sangue nos animais, Caderno de Tradução, no 5 DF/USP, 1999, translated by Regina Rebollo). Based on this description, a protocol was developed to guide the replication of this experience and, in articulation with other sources of historical character, embodied a pedagogical intervention to approach the Human Circulatory System. It was developed within the Human Anatomy discipline in Pre-service Biological Sciences Teacher Education at the Federal University of the Recôncavo of Bahia, involving 22 students. We describe and substantiate the replication of historical experience and analyze the educational value conferred by students to this learning activity. The understanding of how knowledge is constructed and the development of the capacity to critically analyze previous scientific perspectives are some of the educational contributions pointed out by the students.

Keywords: Historical experience, William Harvey, Human blood circulation

Published

2019-12-29

Issue

Section

Suplemento