Redes de Sociabilidade como estratégia para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20p73-81Abstract
Resumo
Existe uma crença comum entre os estudantes e até mesmo entre professores de que a ciência é uma busca solitária e que as idéias aparecem espontaneamente na mente dos cientistas. Esta é uma percepção estereotipada sobre a natureza da Ciência que procuramos superar mostrando as pesquisas de Albert Calmette (1863 - 1933), em parceria com Camille Guérin (1872 - 1961), sobre o desenvolvimento da vacina BCG utilizando uma Rede de Sociabilidade elaborada por nós, uma vez que a História da Ciência pode contribuir para o entendimento dos processos e mecanismos pelos quais a ciência é elaborada. Organizamos as contribuições de Albert Calmette, no período de 1905 a 1933, para o desenvolvimento da vacina BCG. Para tanto, utilizamos os trabalhos originais publicados por ele. Nestes trabalhos, mostramos controvérsias e diálogos com outros pesquisadores, integrando uma abordagem internalista e externalista da História da Ciência, fazendo uma discussão dos conceitos científicos em seus trabalhos e as influências sociais, econômicas e políticas no respectivo contexto histórico. É possível observar como a interação com outros estudos e ideias do período orientaram as pesquisas de Calmette. A Rede de Sociabilidade pode ajudar os alunos a superar suas visões deformadas da Ciência, como as supracitadas e outras, dentre elas a de que a ciência é uma atividade neutra e que os conhecimentos científicos são sempre construções lineares.
Palavras-chave: Rede de Sociabilidade, História da Ciência, Ensino de Ciências
Abstract
There is a common belief among students and even among theachers that science is a solitary pursuit and that ideas appear spontaneously in the minds of scientists. This is a stereotyped perception about the nature of Science that we seek to overcome by presentig the researches of Albert Calmette (1863-1933), in partnership with Camille Guérin (1872-1961), on the development of the BCG vaccine using a Sociability Network developed by us , since the History of Science can contribute to the understanding of the processes and mechanisms by which science is elaborated. We organized the contributions of Albert Calmette, from 1905 to 1933, for the development of the BCG vaccine. For this purpose, we used the original papers published by him. In these papers, we show controversies and dialogues with other researchers, integrating an internalist and externalist approach to the History of Science, by doing a discussion of the scientific concepts within his papers and the social, economical and political influences in the respective Historical context. It is possible to observe how the interaction with other studies and ideas of the period had oriented Calmette's researches. The Sociability Network can help students overcome their deformed views of science, such as those above mentioned, including that science is a neutral activity and that scientific knowledge is always a linear constructs.
Keywords: Sociability Network, History of Science, Science teaching