A História da Matemática no ensino da matemática nos primeiros anos

Authors

  • Eunice Joana Ribeiro Tavares Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD; Vila Real, Portugal
  • Ana Paula Florêncio Aires Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD; Vila Real, Portugal Lab_DCT do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Aveiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp77-88

Abstract

Resumo

Num tempo em que se multiplicam diversas ferramentas tecnológicas para o ensino, em alguns momentos os professores esquecem-se de que os recursos mais simples, devidamente integrados, podem constituir-se como poderosas ferramentas pedagógicas. Nesta comunicação apresentamos uma intervenção didática, realizada numa turma do 5.o ano do 2.o Ciclo do Ensino Básico, que teve por base a integração da História da Matemática, em contexto de Prática de Ensino Supervisionada. Foi construída e implementada uma tarefa matemática, de acordo com os conteúdos programáticos que estavam a ser lecionados e tendo como suporte um material que designamos por “Baú Matemático”. Este estava organizado em cinco seções: A história ajuda, Curiosidades Matemáticas, Jogos Matemáticos, Explora e Biblioteca de Matemáticos, sendo que neste trabalho apenas exploramos a última seção. A concretização desta tarefa constituiu-se como uma experiência muito enriquecedora, pela confirmação da possibilidade e das potencialidades que a integração da História da Matemática acarreta para o ensino da matemática.

Palavras-chave: Matemática, História da Matemática, Tarefas, Ensino. Abstract

At a time when many technological tools for teaching are multiplying, at some moments, teachers forget that the simplest resources, properly integrated, can be powerful pedagogical tools. In this communication we present a didactic intervention carried out in a class of the 5th year of the 2nd Cycle of Basic Education, based on the integration of the History of Mathematics, in the context of Supervised Teaching Practice. A mathematical task was constructed and implemented, according to the programmatic contents that were being taught and supported by a material called "Mathematical Chest". This was organized into five sections: The Help Story, Mathematical Curiosities, Mathematical Games, Explore and Library of Mathematicians, and in this work we only explore the last section. Carrying out this task constituted a very enriching experience, by the confirmation of the possibility and the potential that the integration of the History of Mathematics entails for the teaching of mathematics.

Keywords: Mathematics, History of Mathematics, Tasks, Teaching.

Published

2019-12-29

Issue

Section

Suplemento