História dos Descobrimentos e História da Matemática, uma interseção na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp467-483Abstract
Resumo
Um dos temas mais atuais no ensino é a interdisciplinaridade entre diferentes disciplinas do currículo escolar. O programa de Matemática faz referência explícita a esta questão: “o domínio de certos instrumentos matemáticos revela-se essencial ao estudo de fenómenos que constituem objeto de atenção em outras disciplinas do currículo do Ensino Básico”. Neste trabalho propomos apresentar vários tópicos de História da Matemática que podem ser introduzidos no contexto educativo a propósito dos Descobrimentos, tema essencial e central na História de Portugal. Em particular, abordaremos a aritmética comercial portuguesa daquela época, bem como o matemático Pedro Nunes e um dos seus instrumentos para a navegação astronómica. Neste texto mostraremos várias atividades práticas que têm sido implementadas pelos autores em diversas escolas básicas e secundárias, bem como o projeto «Biblioteca Escolar» da Universidade de Aveiro onde diversos tópicos de História da Ciência têm sido levados a várias escolas, geralmente da região de Aveiro. Note-se que esta abordagem multidisciplinar tem o potencial de ser benéfica para ambas as disciplinas: por um lado humaniza a disciplina de Matemática mostrando um lado mais prático e de resolução de problemas reais ao longo dos tempos e, por outro lado, apresenta uma outra faceta dos Descobrimentos, onde se mostra que também foi necessário um desenvolvimento científico e comercial substancial que acompanhasse a expansão territorial daquela época.
Palavras-chave: História da Matemática, Matemática, Descobrimentos.
Abstract
One of the most current topics in teaching is the interdisciplinarity between different disciplines of the curricula. The program of Mathematics makes explicit reference to this question: "The knowledge of some mathematical instruments is essential to the study of certain phenomena that are object of attention in other disciplines of the curriculum of Basic Education." In this work we propose to present several topics of History of Mathematics that can be introduced in the educational context about the Portuguese Discoveries, a central theme in Portuguese History. We will show, in particular, the Portuguese commercial arithmetic of that time, as well as the mathematician Pedro Nunes and one of his instruments to help the astronomical navigation. In this presentation we will show several practical activities that have been implemented by the authors in several primary and secondary schools, as well as the project «Biblioteca Escolar» of the University of Aveiro where several topics of History of Science have been taken to several schools, usually in the Aveiro region. It should be noted that this multidisciplinary approach has the potential to be beneficial to both disciplines: on one hand it humanizes the Mathematics discipline by showing a more practical and real problem-solving side through the ages and, on the other hand, presents another view of the Discoveries, which shows that a substantial scientific and commercial development was necessary to attend the territorial expansion of that time.
Keywords: History of Mathematics, Mathematics, Portuguese Discoveries.