Lavoisier na sala de aula: A abordagem da história da química para o ensino da lei de conservação das massas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20p63-72Abstract
Resumo
Lavoisier na sala de aula: A abordagem da história da para o ensino da lei de conservação das massas
Esse trabalho tem como principal objetivo verificar a importância da abordagem do episódio histórico de Lavoisier para o ensino da Lei da Conservação das Massas no 9o ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Volta Redonda (RJ). Para isso, foi construída uma sequência didática que foi dividida em três momentos, totalizando quatro aulas de cinquenta minutos. O primeiro momento tem como principal objetivo mostrar a vida de Lavoisier muito além do laboratório, buscando assim demonstrar que a vida do cientista é mais do que experimentos realizados no laboratório. No segundo momento foi trabalhada a relação de Lavoisier com a Lei da Conservação das Massas, abrindo espaço para a discussão sobre a Natureza da Ciência demonstrando como foi a superação da teoria do flogisto. O terceiro momento da sequência didática foi discutida a Lei da Conservação das Massas através de um experimento investigativo em que os alunos foram convidados a pensar o experimento com as informações históricas adquiridas. Durante a sequência didática com os discentes foram colhidas as ideias prévias que estes possuíam sobre o trabalho do cientista, demonstrado o contexto e as pessoas envolvidas com o cientista e as dificuldades encontradas por ele. O uso dessa proposta didática demonstrou ser favorável a um ambiente para proporcionar a criação de hipóteses e de questionamento por parte dos educandos, demonstrando ser possível a inserção da História da Ciência no Ensino como fio condutor de uma sequência didática em uma escola pública.
Palavras-chave: Lei da Conservação das Massas. História da Ciência. Ensino de Química
Abstract
This work has as its main objective to verify the importance of the approach of historical episode of Lavoisier for teaching the Law of Conservation of the masses in the 9th year of elementary education in a municipal school of Volta Redonda (RJ). For this reason, it was built a didactic sequence that has been divided into three times, totaling four classes of fifty minutes. The first time it has as main objective to show the life of Lavoisier far beyond the laboratory, thus seeking to demonstrate that the life of the scientist is more than experiments conducted in the laboratory. The second time was worked on the relationship of Lavoisier with the Law of Conservation of Mass, opening up space for the discussion of the nature of science by demonstrating how was the overcoming of phlogiston theory. The third moment of the didactic sequence was discussed the Law of Conservation of the masses through an investigative experiment in which students were invited to consider the experiment with historical information acquired. During the didactic sequence with the learners were harvested the previous ideas that these were the work of a scientist, demonstrated the context and the individuals involved with the scientist and the difficulties encountered by him. The use of this didactic proposal proved to be conducive to an environment for the creation of hypotheses and questions on the part of students, demonstrating that it is possible to insert in the History of Science in education as a leitmotif of a didactic sequence in a public school.
Keywords: Law of Conservation of mass. History of Science. Teaching of Chemistry