Análise da Introdução do livro de Marie Curie “Traité de Radioactivité”

Authors

  • Vitor Soares Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy Escola de Educação Básica de Campo Grande
  • Deividi Marcio Marques Instituto de Química Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp195-201

Abstract

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a análise da introdução do livro “Traité de Radioactivité” publicado em 1910 na França e foi escrito por Marie Curie. No capítulo de introdução, Madame Curie traz importantes ideias e conceitos referentes a radioatividade, sobre a descoberta deste fenômeno, constituição e natureza das partículas subatômicas, a presença do gás hélio em processos radiativos e as formas de emanação do rádio. Os comentários sobre essa introdução serão feitos de modo a elucidar algumas ideias que eram aceitas naquela época, sobretudo, na ideia da constituição da matéria. Será́ mostrado, também, os conceitos advindos de outros físicos, sobretudo de Ernest Rutherford, que pesquisaram sobre as diferentes formas de radiação e suas controvérsias. Além dessas questões históricas, o trabalho pretende abordar a importância da interface entre a História da Ciência e o Ensino de Ciências e como este material pode ser incorporado na pratica docente da Educação Básica.

Palavras-chave: Radioatividade; gás hélio; emanação; História da Ciência.

Abstract

This paper aims to analyze the introduction of the book “Traité de Radioactivité” published in 1910 in France and was written by Marie Curie. In the introductory chapter, Madame Curie brings important ideas and concepts concerning radioactivity, about the discovery of this phenomenon, constitution and nature of subatomic particles, the presence of helium gas in radioactive processes and the forms of emanation of radio. Comments on this introduction will be made in order to elucidate some ideas that were accepted at that time, especially the idea of the constitution of the subject. It will also be shown the concepts coming from other physicists, especially Ernest Rutherford, who researched the different forms of radiation and their controversies. In addition to these historical issues, the paper intends to address the importance of the interface between the History of Science and Science Teaching and how this material can be incorporated into the teaching practice of Basic Education.

Keywords: Radioactivity; helium gas; emanation; History of Science.

Published

2019-12-29

Issue

Section

Suplemento