A sismicidade no Curso de Sismologia (1970) de Frederico Machado e seis cartas históricas de isossistas com interesse para o Ensino de Ciências

Authors

  • Jorge Miguel Quintino Gomes Ferreira Grupo de investigação IHC-CEHFCi, da Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp154-165

Abstract

Resumo

Nos documentos curriculares portugueses em vigor para a disciplina de Ciências Naturais, 7.o ano de escolaridade, há uma orientação no sentido da exploração e discussão de cartas de isossistas relativas a sismos com efeitos no território nacional. Neste trabalho incluímos alguns apontamentos históricos sobre o conceito de intensidade sísmica, a qual permite a medição de um terramoto sem recurso a instrumentos, e apresentamos seis cartas de isossistas que constam no Curso de Sismologia (1970) de Frederico Machado. Para cada carta de isossistas analisámos as fontes utilizadas pelo autor e produzimos uma reflexão com sugestões para exploração em contexto didático. Verificámos que estas cartas são representativas da sismicidade no território português e constituem uma oportunidade para explorar o conceito de intensidade sísmica e corresponder às orientações curriculares (ensino básico) para este tema.

Palavras-chave: História da Sismologia, intensidade sísmica, cartas de isossistas Abstract

In current portuguese curricular documents for the Natural Sciences subject, 7th grade, there is an orientation towards exploring and discussing isoseismal maps related to earthquakes with effects in the portuguese territory. In this work we include some historical notes about the concept of seismic intensity, which allows the measurement of an earthquake without the use of instruments, and we present six isoseismals maps that are included in Curso de Sismologia (1970) by Frederico Machado. For each isoseismal map we analyzed the sources used by the author and we produced a reflection with suggestions for didactic exploration. We found that these maps are representative of the seismicity in the Portuguese territory and provide an opportunity to explore the concept of seismic intensity and to meet the curricular orientations (basic education) for this theme.

Keywords: History of Seismology, seismic intensity, isoseismal maps

Published

2019-12-29

Issue

Section

Suplemento