Do calórico ao calor: uma proposta de ensino de química na perspectiva histórica

Authors

  • Marcelo Dias Pulido Editora Ática
  • Aroldo Nascimento Silva Instituto de Química da USP

Abstract

É proposta uma sequência didática para a construção do conceito de calor com base em trechos do livro Conversations on Chemistry, publicado no século XIX na Inglaterra por Jane Marcet. Os fundamentos teóricos que embasam o uso de história da ciência e da experimentação no ensino de química são apresentados. A aplicação da sequência didática para uma turma de 1ª série do ensino médio é descrita e os resultados são apresentados e discutidos, dentre eles, evidências da apropriação do modelo cinético-molecular de calor pelos alunos e sua mobilização para explicar novas situações.

Author Biographies

Marcelo Dias Pulido, Editora Ática

Editor de Ciências da Editora Ática, São Paulo. Licenciado em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo

Aroldo Nascimento Silva, Instituto de Química da USP

Licenciado em Química e Mestrando em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo

Published

2011-06-15

Issue

Section

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula