História da Ciência e Ensino: um material paradidático para o ensino de emissões radioativas

Authors

  • Lorena Cecelotti Editores: História da Ciência e Ensino PEPG em História da Ciência/PUCSP
  • Deividi Marcio Marques

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp480-491

Abstract

Resumo

A radioatividade é um assunto presente em nossos dias, desde seu uso na medicina para o tratamento de tumores cancerígenos ao uso da geração de energia elétrica. Além disso, é um  tema  presente  nos  currículos  e  nos  livros  didáticos  nas  aulas  de Química e Física na Educação Básica. Devido aos poucos materiais que trazem contextualizações históricas sobre radioatividade se mostrou necessário a criação de um material paradidático contendo imagens dos experimentos, dos(as) cientistas envolvidos(as) na elaboração das diferentes ideias sobre esses processos e suas aplicações com intuito de contribuir para discussões em sala de aula

 

Palavras-chave: Ensino, Radioatividade, História da ciência

Abstract

Radioactivity is a subject that is prevalent in our modern world, from its use in medicine for treating cancerous tumors to its utilization in electricity generation. Additionally, it is a recurring theme in curricula and textbooks in Chemistry and Physics classes at the basic education level. Because there are limited materials that provide historical contextualization about radioactivity, it became necessary to create a supplementary educational resource containing images of experiments and the individuals involved in developing various ideas about these processes and their applications. This resource aims to enhance classroom discussions.

 

Keywords: Teaching, Radioactivity, History of science

Published

2024-01-05

Issue

Section

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino