História da Ciência e Ensino: um material paradidático para o ensino de emissões radioativas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp480-491Abstract
Resumo
A radioatividade é um assunto presente em nossos dias, desde seu uso na medicina para o tratamento de tumores cancerígenos ao uso da geração de energia elétrica. Além disso, é um tema presente nos currículos e nos livros didáticos nas aulas de Química e Física na Educação Básica. Devido aos poucos materiais que trazem contextualizações históricas sobre radioatividade se mostrou necessário a criação de um material paradidático contendo imagens dos experimentos, dos(as) cientistas envolvidos(as) na elaboração das diferentes ideias sobre esses processos e suas aplicações com intuito de contribuir para discussões em sala de aula
Palavras-chave: Ensino, Radioatividade, História da ciência
Abstract
Radioactivity is a subject that is prevalent in our modern world, from its use in medicine for treating cancerous tumors to its utilization in electricity generation. Additionally, it is a recurring theme in curricula and textbooks in Chemistry and Physics classes at the basic education level. Because there are limited materials that provide historical contextualization about radioactivity, it became necessary to create a supplementary educational resource containing images of experiments and the individuals involved in developing various ideas about these processes and their applications. This resource aims to enhance classroom discussions.
Keywords: Teaching, Radioactivity, History of science