História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar

Autores/as

  • Isilda Monteiro CIPAF, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, Portugal
  • Margarida Quinta e Costa CIPAF, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, Portugal
  • Vítor Ribeiro CIPAF, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20p15-25

Resumen

Resumo

A ciência no tempo e no espaço – um projeto interdisciplinar foi desenvolvido ao longo de quatro anos com estudantes da licenciatura em Educação Básica, futuros professores do 1o e 2o Ciclo do Ensino Básico e educadores da Educação Pré-Escolar. Para a sua implementação foi desenhada uma proposta didática que assentou nos seguintes pressupostos: que a ciência resulta de um processo social e, como tal, é também uma manifestação cultural, com relações de interdependência com a realidade politica, social, económica e cultural; que o método biográfico, enquanto recurso didático, possibilita o conhecimento das trajetórias individuais de homens e mulheres da ciência que, interagindo com o meio, contribuíram para o avanço científico; e que a abordagem interdisciplinar do conhecimento, a partir da História da Ciência, permite uma imagem historicamente mais realista da descoberta científica. No âmbito dessa proposta didática, os estudantes foram desafiados a desenvolver um trabalho de investigação em torno de uma personalidade portuguesa de relevância científica, segundo três eixos – o contexto político, social e cultural, nacional e internacional, da época em que viveu; a sua biografia; e os contributos que deu para o avanço científico na área em que se distinguiu. Concluído este trabalho, os estudantes realizaram reflexões individuais sobre as percepções que construíram. Em cada um dos quatro anos fizemos uma avaliação das metodologias utilizadas a partir das nossas perceções e dos elementos produzidos pelos estudantes. No final do projeto a análise da distribuição temporal e científica dos 40 cientistas estudados e dos documentos produzidos permitiu-nos verificar, num primeiro nível, a adequação das metodologias definidas aos objetivos do projeto e, num segundo nível, que os estudantes se sentiram motivados para conhecer conceitos de ciência e construíram uma imagem mental da evolução de conteúdos e contextos, reconhecendo a importância da História da Ciência na abordagem de conteúdos no Ensino Básico.

Palavras-chave: História da Ciência, biografia, formação de professores

Abstract

Science in Time and Space – an interdisciplinary project was developed over four years with undergraduate students in Basic Education, future primary teachers and preschool educators. For its implementation a didactic proposal was designed based on the following theoretical assumptions: that science results from a social process and, as such, it is also a cultural manifestation, with relations of interdependence with political, social, economic and cultural reality; that the biographical method as didactic resource enables the knowledge of the individual trajectories of men and women of science who, interacting with the environment, contributed to the scientific advance; and that the interdisciplinary approach of knowledge, from Science History, allows a historically more realistic image of the scientific discovery. In the context of this didactic proposal, students were challenged to choose a Portuguese personality of scientific relevance and to develop a research work around three axes – the political, social and cultural context, national and international, of the time in which he lived; his biography; and the contributions he gave to scientific advancement in the area in which he distinguished himself. This work concluded, the students made individual reflections on the perceptions they built. In each of the four years we assessed the methodologies used from our perceptions and the elements produced by the students. At the end of the project the analysis of the temporal and scientific distribution of the 40 studied scientists and the produced documents allowed us to verify, at a first level, the adequacy of the defined methodologies to the project objectives and, at a second level, that the students were motivated to know science concepts and to build a mental image of the evolution of contents and contexts, recognizing the importance of the History of Science in the contents approach in Basic Education.

Keywords: History of Science, biography, teacher training


Publicado

2019-12-18

Número

Sección

História da Ciência e Ensino