O zodíaco numa proposta histórica e pedagógica

Autores/as

  • Marcos Daniel Longhini Universidade Federal de Uberlândia
  • Alejandro Gangui Instituto de Astronomia e Física do Espaço (UBA-CONICET) Faculdade de Ciências Exatas y Naturais, Universidade de Buenos Aires

Resumen

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar elementos históricos que permitam ao leitor compreender o papel que as constelações do zodíaco tiveram e ainda têm na Astronomia, e como elas estão associadas aos signos. A partir disso, propusemos um modelo pedagógico que pode ser usado em sala de aula para explicar como tais constelações estão organizadas, e de que forma as mudanças associadas a elas ocorrem no decorrer dos anos.

Palavras-chave: Astronomia; Zodíaco; Modelo pedagógico.

Abstract

This article aims at presenting historical elements that allow the reader to understand the role that the zodiac constellations has had in Astronomy, and how they are associated with signs. Henceforth, we propose a pedagogical model that can be used in classroom in order to explain how these constellations are organized, and how the changes correlated to them occur over the years

Keywords: Astronomy; Zodiac; Pedagogical Model.

Biografía del autor/a

Marcos Daniel Longhini, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado em Física, Doutor em Educação

Publicado

2013-07-11

Número

Sección

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula