“Os botões de Napoleão”: moléculas de glicose e ácido ascórbico contextualizadas química e biologicamente

Autores/as

  • Sandra Aparecida dos Santos Escola de Educação Básica UNIDAVI
  • Anelise Grünfeld de Luca Escola de Educação Básica UNIDAVI

Resumen

Resumo

As moléculas de glicose e ácido ascórbico – vitamina C - foram estudadas por um grupo de alunos do ensino médio e pelas professoras de química e biologia, da Escola de Educação Básica do UNIDAVI, situado em Rio do Sul /SC, em 2008. O grupo se caracterizou como multisserial, extracurricular e interdisciplinar. Os participantes, a partir da referência base “Os Botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história”, definiram as estratégias de pesquisa didática e efetivaram as ações. A prática sistematizou-se por meio de leituras prévias e posterior discussão nos encontros, observações, experimentações, pesquisas de opinião, bem como por meio da escrita, individual ou coletiva, que finalizava cada uma das ações específicas. Durante e no encerramento dos encontros, percebeu-se o envolvimento comprometido dos participantes, a prática contextualizada e significativa das atividades, bem como o enriquecimento do domínio linguístico disciplinar e a aproximação de informações na construção de conceitos específicos, para relação e aplicação além dos espaços escolares.

Palavras-Chave: interdisciplinaridade, contextualização histórica, grupo de estudo.

Abstract

The molecules of glucose and ascorbic acid - vitamin C - were studied by a high school students’ group and the chemistry and biology’s teachers, from Escola de Educação Básica do UNIDAVI, located in Rio do Sul / SC, in 2008. The group was characterized as multisserial, extracurricular and interdisciplinary. The participants read in advance, as a basic reference, “The Napoleon's Buttons: the 17 molecules that changed history”, from the research didactic strategies and they carried out the actions. The practice occurred by previous readings and subsequent discussions in the meetings, observations, experiments, polls, individual or collective writings, that finished each of the specific actions. During and at the end of all the meetings was perceived much involvement from the participants, the contextualized practice and meaningful activities, as well as the enrichment of the language field discipline and approach of on building specific concepts to respect for and enforcement beyond the school premises.

Keywords: interdisciplinarity, historical context, study group.

Publicado

2014-05-02

Número

Sección

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula