O desafio do vaso grego
Resumen
Resumo
Este trabalho faz um estudo rápido dos efeitos globais que afetam a sociedade contemporânea através do desenvolvimento de um Projeto, perante duas turmas de alunos da Educação Básica de uma Escola da rede pública municipal de São Paulo, em História da Ciência. Nas questões iniciais, o artigo lança um olhar para o período de mudanças, marcado pela Mostra do Redescobrimento, final do século XX e início do terceiro milênio, e pelo desafio da era da informática. Em seguida, alguns assuntos relacionados ao Ensino de Ciências e da História da Ciência são estudados sob os aspectos de orientações legais e estudos acadêmicos. O Projeto desenvolvido com os alunos recebeu o título geral: "A conquista do conhecimento sobre os microrganismos". Então, foi feito o detalhamento desse projeto educacional em todas suas etapas, com imagens de sua produção e comentários sobre sua avaliação. Na argumentação final, a autora defende que o conhecimento dos alunos, ganhos obtidos na navegação pela internet em busca de seus próprios interesses, deve ser aproveitado e direcionado para os objetivos escolares. A ampliação de conhecimentos escolares, especialmente aqueles relativos à História da Ciência, pode ser feita de forma mais eficiente do que se faz atualmente nos livros didáticos.
Palavras-chave: História da Ciência; Ensino de Ciência; Educar pela pesquisa; Era da informática.
Abstract
This work is a quick study of the overall effects that affect contemporary society through the development of a project, dealing with two groups of students of Basic Education of a municipal public school in São Paulo, in History of Science. In the initial questions the article takes a look at the period of change marked by the “Mostra do Redescobrimento”, the late twentieth century and beginning of the third millennium, marked by the challenge of the information age. Next, some issues related to the teaching of science and history of science are studied under the guidance and legal aspects of academic studies. The project was developed with the students receive the general title: "The conquest of knowledge on microorganisms." Then the detailing is done this educational project in all its stages, with images of their production, comments and evaluation. In closing argument the Author argues that the students' knowledge, gains in browsing the internet in search of their own interests, should be utilized and directed toward educational goals. The expansion of school knowledge, especially those relating to the history of science, can be done more efficiently than is currently done in textbooks.
Keywords: History of Science; Teaching Science; Educating for search; Era of information.