Contextualização Histórico-Filosófica de Orbitais Atômicos e Moleculares
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2017v16p18-35Resumen
Resumo
A compreensão do conceito de orbitais em átomos e moléculas é de grande importância para o aprendizado de química, principalmente no que concerne ao entendimento de ligações químicas, tipos de estruturas e propriedades de substâncias. Além disso, pode-se dizer que, de forma geral, estes conceitos embasam discussões qualitativas da área, o que ratifica a importância de se dominá-los. Nesta perspectiva, o presente trabalho, além de avaliar as implicações práticas dessa temática no cotidiano discente, desenvolve uma análise crítica das teorias utilizadas para descrever e ensinar orbitais. Explicitando e discutindo não apenas as suas mais relevantes teorias, mas também os autores por trás delas, o contexto histórico em que foram criadas e como este contexto afetou seu desenvolvimento, este trabalho busca apresentar uma visão mais abrangente dos conceitos de orbitais atômicos e moleculares.
Palavras-chave: Orbitais; Ligação Química; História da Ciência.
Abstract
The comprehension of the concept of orbitals in atoms and molecules has great importance to the learning of chemistry, especially in what concerns the understanding of chemical bonds, structure types and properties of substances. Besides, it can be said that, in general, these concepts are grounds for qualitative discussions in the field, which ratify the importance of mastering them. Under this perspective, the present work, in addition to evaluating the practical implications of this thematic in everyday life, performs a critical analysis of theories used to describe and teach orbitals. By explaining and discussing not only their most relevant theories but also the authors behind them, the historical context in which they were proposed and how that context affected their development, this work seeks to present a more comprehensive view of the concepts of orbitals in atoms and molecules.
Keywords: Orbitals; Chemical Bonding; History of Science.